08/02/2013

Diretoria do Coren-SE visita secretária municipal de Saúde

A diretoria do Conselho Regional de Sergipe (Coren-SE) esteve no […]

A diretoria do Conselho Regional de Sergipe (Coren-SE) esteve no último dia 5 de fevereiro, na cidade de Itaporanga D´Ajuda, para dar boas vindas à nova secretária municipal de Saúde.

O objetivo dessas visitas é conhecer as estruturas atuais das secretarias municipais e assim, agregar forças e ações em conjunto entre as instituições e os órgãos municipais. A Presidente da ABEN/SE sugeriu algumas ações que, ao serem colocadas em prática, serão de suma importância para os profissionais de Enfermagem que atuam na esfera municipal de Itaporanga, como a criação de uma biblioteca setorizada, onde haja participação de doações de periódicos, revistas e livros nas áreas afins, e que possam ser utilizados por esses profissionais a fim de tirarem dúvidas para a execução de suas funções na área de saúde. “Trouxe dois livros para marcar essa ideia e assim, fazer essa semente germinar, para que possamos ver os frutos na satisfação dos profissionais de Itaporanga”, afirmou a presidente da ABEN/SE, doutora Cláudia Mattos.

A secretária municipal de Saúde, a enfermeira Elisônia Moura Lisboa aceitou com muita alegria e entusiasmo essa ideia, acreditando que é possível sim, fazer uma biblioteca no município destinada a este fim. “Com certeza os profissionais que precisam de ajuda terão apoio acadêmico com esses livros e revistas. Vamos levar esta ideia à frente”, disse. A presidente do Coren/SE, doutora Gabryella Resende ainda sugeriu que a secretaria Municipal de Saúde faça a solicitação de doações da revista Enfermagem em Foco, que tem uma tiragem trimestral, feita pelo Conselho Federal de Enfermagem – Cofen – e assim, seja atualizado o acervo. “Ainda poderemos enviar exemplares para todos os profissionais que atuam nesta área em Itaporanga, basta nos comunicar o quantitativo”, enfatizou a Presidente do Coren/SE.

Outra sugestão passada pela presidente do Coren/SE é que os profissionais de Enfermagem de Itaporanga D´Ajuda possam fazer os cursos Online oferecidos pelo Cofen, que disponibiliza para a capacitação de todos os inscritos, bastando apenas ter acesso à internet, o que é muito comum nos dias de hoje. São cursos de grande valia para a qualificação profissional deles e será muito importante que eles tenham acesso.

O vice-presidente Flávio Pereira também lembrou que ainda neste semestre o Coren/Se vai começar com as ações do Coren Móvel, uma unidade itinerante que auxilia aos profissionais da área a se atualizarem com o Conselho, já que não é necessário o deslocamento para a sede, em Aracaju, e isso facilita a sua regularização para atuação profissional.

O Conselho Regional de Enfermagem, nesta gestão, tem um propósito de ser uma extensão de auxílio para os profissionais da área da enfermagem, por este motivo se coloca à disposição das secretarias de saúde para colaborar com ações que possam valorizar a categoria e ampliar o conhecimento técnico, diante das atualizações que ocorrem sempre na área de saúde.  Assim, uma dessas ofertas para a Secretária de Saúde de Itaporanga foi a qualificação também a ser feita para os Agentes de Saúde do município, que também atuam focando o bem estar da saúde da família, principalmente na zona rural.

“Foi muito importante a visita do Coren/SE aqui em nossa cidade com o intuito de ajudar”, afirmou a secretária Elisônia Lisboa, “isso mostra que o Conselho tem uma função muito maior e social do que antes era visto”, concluiu a Secretária.

Fonte: Coren-SE