12/09/2019

Profissionais planejam exercício simulado que será feito no 22º CBCENF

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen e as instituições envolvidas querem que os participantes vivenciem a realidade dos Serviços de Resposta às Urgências na região de fronteira

22º CBCENF terá simulado de atendimento à Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), em Foz do Iguaçu

Integrantes da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eduardo Fernando de Souza e Sérgio Martuchi, reuniram-se em Foz do Iguaçu nos dias 9 e 10 de setembro com profissionais que prestam Serviços de Resposta às Emergências da Tríplice Fronteira para o planejamento do exercício simulado de atendimento à Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), que será realizado durante o 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em novembro.

Para os membros da Comissão, Eduardo e Sergio, o objetivo de todas as instituições envolvidas é, proporcionar aos participantes do 22º CBCENF a realidade e as características dos Serviços de Resposta às Urgências na região de fronteira, cuja participação da Enfermagem e dos demais profissionais nesse tipo de atendimento é crucial para a melhor assistência possível a um maior número de vítimas. Momento importante para a construção de uma equipe multiprofissional focada na melhor condução em situações de crise.

“Durante esses dois dias, definimos todo o escopo do exercício simulado, cenário, recursos humanos e logísticos que serão utilizados neste grande evento. A participação de todos os órgãos de Urgência e Emergência da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) foi essencial para os trabalhos, proporcionando um grande Simulado”, afirmou Eduardo.

Instituições envolvidas no atendimento planejam exercício simulado de atendimento

Também estavam presentes representantes do SAMU 192 de Foz de Iguaçu e Cascavel, da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil de Foz do Iguaçu, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, da Polícia Rodoviária Federal, da Concessionária de Rodovias EcoCataratas, da Diretoria de Urgência e Emergência de Foz do Iguaçu, da 9ª Diretoria Regional de Saúde, do Coren-PR e do Corpo Bombeiros Voluntários de Puerto Iguazu da Argentina e de Ciudad del Leste do Paraguai. As Equipes de Saúde da Marinha Brasileira e do Exército Brasileiro também marcaram presença.

Fonte: Ascom - Cofen