04/01/2017

Revista debate Enfermagem no âmbito do Sistema Único de Saúde

Publicada pelo Cebes, revista proporciona espaço de discussão, debate e reflexões, com destaque para os resultados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil

A enfermagem no âmbito do Sistema Único de Saúde é tema da revista do Centro de Estudos Brasileiros (Cebes). A revista proporciona espaço de discussão, debate e divulgação de análises e reflexões sobre a enfermagem brasileira, com destaque para os resultados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A enfermagem representa a metade da força de trabalho em saúde, sendo impossível imaginar, hoje, um serviço de saúde sem a presença desse profissional. O Perfil da Enfermagem no Brasil é um levantamento amostral do contingente de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem em atividade no País no ano de 2013. Abrange aspectos sociodemográficos, formação profissional, acesso à informação técnico-científica, o mundo do trabalho e aspectos político-ideológicos.

Artigos e estudos de caso demonstram a importância da profissão no âmbito do SUS, apresentando as principais características da enfermagem: perfil formativo, distribuição geográfica dos enfermeiros, técnicos e auxiliares, atividades que desenvolvem e outros aspectos relacionados com o trabalho que esse contingente de trabalhadores realiza.

Fonte: Ascom - Cofen