Vitória do Cofen mantém dimensionamento na hemodialise
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatou os argumentos do Conselho Federal de Enfermagem e confirmou decisão liminar que assegurou o dimensionamento indispensável para as equipes de Enfermagem nos serviços que atendem pacientes com doença renal crônica no Sistema Único de Saúde. A proporção mínima é de um enfermeiro para cada 35 pacientes, por turno, e de um técnico de Enfermagem para cada quatro pacientes, por sessão.
“Esta vitória traz segurança e garante aos pacientes do SUS condições básicas de assistência”, comemora o presidente do Cofen, Manoel Neri. A portaria ocasionou grave retrocesso no direito fundamental à saúde das pessoas com Doença Renal Crônica, sobrecarregando os profissionais e aumentando o risco de ocorrências adversas.
A proporção de profissionais nos serviços de hemodiálise havia sido reduzida drasticamente pela Portaria 1.675/2018 do Ministério da Saúde. Após ação de fiscalização dos Conselhos de Enfermagem em unidades de Saúde de todo o Brasil, o Cofen solicitou que o Poder Judiciário adotasse medidas para assegurar o dimensionamento mínimo de Enfermagem. As fiscalizações averiguaram o impacto da significativa diminuição das equipes de Enfermagem atuantes na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, que reflete gravemente na segurança dos serviços de saúde prestados.
Fonte: Ascom - Cofen
Outras Notícias
- 17/03/2023 14:46
Coren-BA capacita profissionais sobre câncer do colo do útero - 17/03/2023 11:38
Comissão do CBCENF se reúne na sede do Cofen - 16/03/2023 18:19
Fórum de Regulação estabelece diretrizes sobre o futuro da Enfermagem nas Américas - 16/03/2023 16:11
A revolução do cuidado: as contribuições de enfermeiras obstétricas e obstetrizes - 16/03/2023 14:23
Especialistas do Cofen avaliam ações realizadas no litoral paulista