Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermagem do Mercosul toma decisões impactantes em reunião no Brasil

Durante o encontro, bloco definiu a realização de seu próximo congresso, aprovou a criação do Selo de Certificação da Qualidade do CREM e inaugurou a sala do organismo na nova sede do Cofen

10.07.2025

Sala de reunião foi inaugurada nesta quarta-feira (9), no prédio da nova sede do Cofen

O Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM) se reuniu na nova sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nesta quarta-feira (9), em Brasília, para deliberar sobre propostas importantes do bloco e para avaliar o andamento dos programas e projetos de integração regional adotados entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Durante o encontro, o presidente do Cofen Manoel Neri propôs a realização do 3º Congresso do Conselho Regional de Enfermagem no Mercosul no último trimestre de 2026. “Proponho a realização do evento em Foz do Iguaçu, com organização conjunta entre Brasil e Paraguai. Vamos fazer um congresso amplo, incluindo a participação de profissionais, cientistas, estudantes e autoridades”. A proposta foi aprovada por unanimidade e os detalhes serão definidos nos próximos 90 dias.

O CREM é formado pelo Cofen, pela Federação Argentina de Enfermagem (FAE), pelo Colégio de Enfermeiras do Uruguai (CEDU) e pela Associação Paraguaia de Enfermagem (APE). “Nossos laços estão cada vez mais fortes e nossa organizações estão cada vez mais alinhadas em torno de objetivos comuns”, disse a presidente da FAE, Claudia Moreno. “Agradecemos a recepção calorosa do Brasil e nos colocamos prontas a colaborar pela Enfermagem”, completou a presidente da APE, Mirna Galhardo.

Presidente do Cofen, Manoel Neri, recebeu representantes da Federação Argentina de Enfermagem, do Colégio de Enfermeiras do Uruguai e da Associação Paraguaia de Enfermagem, que fazem parte do CREM

O bloco também aprovou a criação do Selo de Certificação da Qualidade do CREM, inspirado no Selo de Certficação da Qualidade do Cofen, para reconhecer as boas práticas e os serviços de excelência prestados pela Enfermagem no campo da saúde e da educação em nível regional. “Enviamos avaliadores brasileiros para formar avaliadores nos demais países do bloco e, a partir dessa multiplicação de conhecimentos, estamos exportando um modelo de avaliação que preconiza o que há de melhor em nossa profissão”, comemora a conselheira federal Helga Bresciani.

“A partir de um regulamento claro e objetivo, as instituições de saúde e educação poderão pleitear esse reconhecimento. A certificação deve ser concedida mediante rigorosa avaliação técnica realizada por um comitê científico, que tenha em sua composição enfermeiros com experiência comprovada na área de qualidade. O processo analisa critérios como gestão da qualidade, segurança do paciente, protocolos clínicos, supervisão da equipe de Enfermagem e estrutura física”, explica Bresciani.

No desfecho dos trabalhos, as delegações realizaram a inauguração da sala administrativa do CREM, na nova sede do Cofen. “Com essa inauguração, estamos cumprindo uma promessa feita pelo Brasil em nossa última cúpula. Agora, temos um espaço adequado para nos reunir e tomar decisões importantes para a integração e o progresso da Enfermagem do Mercosul”, celebra o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes.

Presente à reunião, a presidente da Federação Panamericana dos Profissionais de Enfermagem (Feppen) María Concepción Chávez destacou o papel estratégico desempenhado pelo Brasil. “Agradecemos a liderança desempenhada pelo Cofen, pois o Brasil tem nos levado a conquistas e avanços importantes para a Enfermagem da América Latina. Esse processo de integração é motivador para quem acredita em uma profissão forte, valorizada e respeitada”, disse.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais