Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Comitê de Enfermagem em Desastres do Cofen discute diretrizes para atuação em abrigos temporários

Iniciativa reforça o compromisso da Enfermagem em todos os cenários de cuidado, especialmente diante de contextos de alta vulnerabilidade

11.07.2025

Membros do comitê

Com o objetivo de avançar na elaboração de normativas que orientem a atuação dos profissionais de Enfermagem em contextos de calamidade pública, o Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências de Saúde Pública do Cofen (CONEDESP) reuniu-se em Brasília, na nova sede da autarquia, entre os dias 7 e 11 de julho. Durante a reunião, os membros deram início à construção de uma minuta de nota técnica com diretrizes e orientações para a atuação da categoria em abrigos temporários, voltada ao âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

A minuta foi fundamentada criteriosamente com base na legislação vigente, contemplando aspectos sanitários, assistenciais, éticos e legais. Agora, será submetida à apreciação da diretoria do Cofen, com expectativa de nortear oficialmente a atuação da Enfermagem em desastres e emergências, sobretudo no que diz respeito ao acolhimento e cuidado prestados em abrigos temporários e locais estratégicos para assistência à população afetada.

Para o coordenador do comitê, enfermeiro Silvio José Queiroz, essa é apenas uma das primeiras ações do grupo, muitas outras normativas serão elaboradas para ampliar e fortalecer a atuação da Enfermagem nesses contextos. “Nosso papel é colaborar na elaboração de normativas que deem respaldo legal ao que já é executado na prática pelos profissionais da categoria em situações adversas. A nota técnica busca oferecer segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes, valorizando a atuação ética, técnica e humanizada da Enfermagem nos momentos mais críticos vividos pela população”, pontuou.

Liliane Lima, integrante do CONEDESP, ressaltou a importância da iniciativa e como planejamento e formação adequada podem fazer a diferença, transformando um abrigo temporário em um espaço de cuidado eficiente, garantindo dignidade e segurança a todos os afetados.

A criação da nota técnica reforça o compromisso do Cofen com o fortalecimento da Enfermagem em todos os cenários de cuidado, especialmente diante de contextos de alta vulnerabilidade, como desastres naturais, colapsos de infraestrutura e emergências de saúde pública.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais