Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Representante do Cofen destaca cuidado a pacientes oncológicos em evento de estomaterapia da UERJ

Evento reuniu profissionais, docentes e estudantes de Enfermagem para discutir avanços, desafios e práticas voltadas à estomaterapia no contexto da saúde pública e especializada

18.07.2025

A conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Sandra Marina, representou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) na abertura da II Jornada de Estomaterapia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizada nos dias 16 e 17 de julho. O evento reuniu profissionais, docentes e estudantes de Enfermagem para discutir avanços, desafios e práticas voltadas à estomaterapia no contexto da saúde pública e especializada.

Com foco na integração entre estomaterapia e oncologia, a jornada teve como objetivo ampliar o debate e fomentar o conhecimento nessa área, contribuindo para a qualificação do cuidado de Enfermagem e sua aplicabilidade no sistema de saúde brasileiro. A proposta foi construir pontes entre teoria e prática, refletindo sobre o papel do profissional de Enfermagem no cuidado de pessoas com estomias, especialmente em situações de maior vulnerabilidade, como nos casos oncológicos.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes trocaram experiências, compartilharam resultados de pesquisas e discutiram inovações nos campos do ensino, da assistência, da extensão e da produção científica. O evento também estimulou novas articulações entre o cuidado clínico e a formação acadêmica, valorizando uma prática profissional mais crítica, humanizada e baseada em evidências.

Como parte da programação, a conselheira Sandra Marina participou como palestrante com a conferência “Aspectos legais e o direito de assistência de pessoas com doença oncológica e com estomia de eliminação”. Em sua fala, destacou a importância da garantia de cuidados integrais e humanizados, com ênfase nos direitos dos pacientes e no papel da Enfermagem na efetivação dessas garantias.

“É fundamental que o profissional de Enfermagem compreenda que a assistência à pessoa com estomia vai além do procedimento técnico. Trata-se de um cuidado que envolve direitos, acolhimento, escuta qualificada e ações interdisciplinares. A legislação brasileira assegura esse atendimento, e é nosso papel enquanto categoria lutar para que ele seja efetivado em todos os níveis de atenção”, afirmou Sandra Marina.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais