Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Honra em vida: enfermeira brasileira dá nome a prêmio internacional

Instituído em 2024 pela Sociedade Pan-Americana de Trauma (SPT), Cristiane Domingues Nursing Award leva o nome da enfermeira brasileira que dedicou 22 anos à profissão

25.07.2025

Um novo prêmio reconhece a atuação de enfermeiros na área do trauma: Cristiane Domingues Nursing Award. Instituído em 2024 pela Sociedade Pan-Americana de Trauma (SPT), o prêmio leva o nome da enfermeira brasileira que dedicou 22 anos à profissão. A primeira edição da honraria ocorreu em maio de 2025 e foi concedida ao enfermeiro uruguaio Gaspar Reboredo.

Impulsionada pela divulgação de dois prêmios para cirurgiões em 2024, a Comissão de Enfermagem da SPT questionou a ausência de reconhecimento para profissionais da categoria. “Sendo uma sociedade multidisciplinar, não deveria haver também um prêmio para enfermeiros?”, relembra Cristiane Domingues, uma das fundadoras do Comitê de Enfermagem da organização. Em resposta, a diretoria da entidade propôs uma premiação que valorizasse a diversidade de atuações da Enfermagem.

Nomes de representantes históricos da profissão foram cogitados para o prêmio, mas a escolha foi por um profissional em exercício. “Antes de tudo, sugeri Florence Nightingale [fundadora da Enfermagem moderna]”, conta Cristiane. “Mas o comitê respondeu que não, o prêmio seria chamado Cristiane Domingues. Fiquei surpresa. Alguns colegas até brincaram: ‘Homenagem em vida?’. Esse tipo de reconhecimento só costuma acontecer depois que a pessoa falece. Mas foi uma honra enorme. Nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo.”

Para Sérgio Martuchi, membro do Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergência de Saúde Pública do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), esse tipo de premiação tem potencial para ampliar o reconhecimento da categoria. “Trata-se de uma forma de valorizar aqueles que atuam tanto no atendimento ao indivíduo traumatizado quanto na gestão dos centros de trauma, além de incentivar outros profissionais a se dedicarem com o mesmo compromisso e excelência.”

Cristiane Domingues e Gaspar Reboredo no 37° Congresso Panamericano de Trauma

Sociedade Pan-Americana de Trauma (SPT)

A Sociedade Pan-Americana de Trauma é uma organização científica internacional que reúne profissionais da saúde, especialmente das áreas de cirurgia, medicina de emergência, enfermagem e cuidados intensivos. O objetivo é melhorar a prevenção, o atendimento e as pesquisas relacionados ao trauma e às emergências agudas nas Américas.

Sobre a Premiação

A primeira entrega do prêmio ocorreu no 37º Congresso Panamericano de Trauma, em maio de 2025, em Cuenca, Equador. Os finalistas foram Lilia Nogueira, professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP), e o enfermeiro uruguaio Gaspar Reboredo, especialista em urgência e emergência, que foi o vencedor.

Seleção

Para definir quem será premiado, o Comitê de Enfermagem da SPT indica dois nomes. O secretário da sociedade entra em contato com os indicados para solicitar seus currículos. Após o recebimento, a diretoria executiva avalia os critérios e realiza a votação para escolher quem receberá o prêmio. A entrega ocorrerá a cada cinco anos.

Requisitos

  • Ser bacharel em Enfermagem;
  • Ter, pelo menos, dez anos de atuação em liderança na área do trauma;
  • Ser membro ativo da SPT há, no mínimo, cinco anos;
  • Ter participado de, pelo menos, cinco congressos anuais da SPT;
  • Ter atuado em função representativa em Comitês ou Subcomitês da SPT;
  • Apresentar contribuições reconhecidas em uma das seguintes áreas: ensino, prática clínica, pesquisa, publicações e liderança;
  • Possuir reconhecimento em níveis local, nacional e internacional;

O ganhador da placa será reconhecido publicamente durante a Assembleia Anual da SPT.

Quem é Cristiane?

Cristiane Domingues, uma das fundadoras do Comitê de Enfermagem da Sociedade Pan-Americana de Trauma (SPT)

Cristiane Domingues formou-se em 2003 pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP), onde concluiu mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto, em 2008, e doutorado em Ciências, em 2013. Também possui MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atua nas áreas de urgência, emergência e trauma, com experiência em indicadores de gravidade, simulação e metodologias de ensino.

Ela foi uma das responsáveis por trazer ao Brasil o curso internacional Advanced Trauma Care for Nurses (ATCN), oferecido pela Society of Trauma Nurses (STN), dos Estados Unidos, reconhecido em diversos países pela formação especializada de enfermeiros em trauma. Em 2011, participou da capacitação promovida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, voltada ao Suporte Avançado no Trauma para enfermeiros em Rondônia, atividade que contribuiu para qualificação dos profissionais dentro dos sistemas de saúde do estado.

“Acredito que a Enfermagem deve se apropriar do conhecimento, porque é por meio dele que vamos conquistar o respeito, não só dos outros profissionais da saúde, mas da sociedade em geral. Isso nos permite ocupar o espaço de protagonismo que é nosso, porque sem enfermeiro não há saúde, não há sistema de trauma, não há cuidado adequado para a população”, afirmou Domingues.

Ela presidiu o Comitê de Enfermagem da SPT entre 2012 e 2017, integrou a diretoria do Comitê de Trauma Brasileiro de 2014 a 2023 e dirigiu o programa Advanced Trauma Care for Nurses (ATCN) na América Latina entre 2013 e 2021. Hoje, atua como consultora em desenvolvimento e gestão de serviços para atendimento ao traumatizado e é gerente na empresa especializada em capacitação e consultoria para profissionais e instituições na área de trauma “All Trauma – Soluções em Trauma”. Faz parte do Comitê do ATCN, do Comitê Internacional da Society of Trauma Nurses (STN) e do Comitê de Enfermagem da SPT.

Fonte: Ascom/Cofen - Daniella Neves

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais