Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen e Ministério da Saúde reúnem profissionais na 1ª Oficina de Inovação e Práticas em Enfermagem

Evento integra o Projeto Enfermagem por um Brasil Saudável e destaca inovações tecnológicas no cuidado em saúde

08.08.2025

A Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Ministério da Saúde (MS) e o Escritório Administrativo do Cofen, realizaram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Inovação e Práticas, no âmbito do Projeto Enfermagem por um Brasil Saudável. A iniciativa foi promovida em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), e contou com a participação da deputada enfermeira Rejane (PCdoB).

Voltado a profissionais de Enfermagem, demais profissionais de saúde, representantes da sociedade civil organizada, da comunidade científica e de outras entidades parceiras, o evento teve como objetivo evidenciar as inovações tecnológicas no cuidado da Enfermagem, com foco em agravos como HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B. A proposta também buscou aproximar os profissionais da metodologia do Projeto Enfermagem por um Brasil Saudável, fortalecendo seu papel estratégico na atenção à saúde.

A coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem, Orlene Veloso, reforçou a importância do espaço para disseminar práticas inovadoras. “Além de destacar essas práticas, o evento possibilita o alinhamento da atuação dos profissionais com os objetivos do Projeto Enfermagem por um Brasil Saudável nos diversos serviços de saúde”, afirmou.

Foram abordados temas como o diálogo sobre inovações no cuidado da Enfermagem nos contextos do HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); a aproximação com a proposta metodológica do Projeto Enfermagem por um Brasil Saudável; uma atividade prática para identificação das principais estratégias desenvolvidas pelas equipes de enfermagem com vistas ao cumprimento dos objetivos do programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar; além da discussão sobre as ações da Enfermagem necessárias para o alcance das metas estabelecidas pela iniciativa.

A conselheira do Cofen, Ellen Peres, destacou que a oficina contribui para o fortalecimento de iniciativas voltadas ao desenvolvimento técnico-científico da categoria. “A realização desta oficina é fundamental para fomentar a inovação no cuidado, qualificar as práticas profissionais e fortalecer a articulação entre os diversos setores da saúde. É por meio de espaços como este que consolidamos o protagonismo da Enfermagem nas políticas públicas e contribuímos para a construção de um Brasil mais saudável”, disse.

O consultor do Ministério da Saúde, Elton Carlos de Almeida, destacou a relevância do papel da Enfermagem no contexto das políticas públicas de saúde. “É fundamental considerar o profissional de Enfermagem como agente estratégico na construção e implementação do projeto, criando espaços de diálogo com diversos atores sociais, a fim de potencializar a intersetorialidade e a interseccionalidade no enfrentamento da Aids, da tuberculose, das hepatites virais e da sífilis, bem como na efetivação e alcance dos objetivos do PBS”, concluiu.

Por fim, a responsável pelo Escritório Administrativo do Rio de Janeiro, Cristiane Bernardo, ressaltou a importância da articulação interinstitucional para o fortalecimento da proposta. “Foi possível consolidar uma proposta que contempla, entre seus eixos, a identificação de estratégias e ações que contribuam para a implementação do Projeto Brasil Saudável, com a participação ativa de movimentos sociais e organizações da sociedade civil”, pontuou.

A mesa de abertura contou com a presença da deputada federal enfermeira Rejane (RJ), da superintendente de Integração de Área de Planejamento (SIAP) na Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMSRio); Emanuelle Pereira, da coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da SMSRio (PREFC); Jacqueline Oliveira de Carvalho.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais