Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Evento do SAMU promovido pelo Coren-MG alia teoria e prática no atendimento pré-hospitalar

Congresso contou com fóruns específicos para coordenadores de Núcleos de Educação Permanente (NEPs), residências multiprofissionais em emergência e responsáveis técnicos dos SAMUs, promovendo o fortalecimento do diálogo e a troca de boas práticas no estado

12.08.2025

O congresso ressaltou a relevância da Enfermagem no atendimento pré-hospitalar

De 6 a 9 de agosto de 2025, Belo Horizonte sediou o 1º Congresso Mineiro do SAMU, organizado pelo Coren-MG, um marco para a Enfermagem mineira. O evento reuniu mais de 700 profissionais de diversas regiões do estado para uma programação intensa, cheia de aprendizado, troca de experiências e atualização profissional.

O presidente do Coren-MG, Bruno Farias, e a vice-presidente, Maria do Socorro Pacheco Pena, deram as boas-vindas aos participantes, destacando a importância do evento para a Enfermagem e dos profissionais no atendimento pré-hospitalar. O Cofen também esteve presente por meio de seu assessor de Relações Institucionais, enfermeiro Gilney Guerra de Medeiros representando o presidente Manoel Neri.

Durante quatro dias, os participantes tiveram acesso a uma programação diversificada que incluiu quatro cursos simultâneos no primeiro dia: Procedimentos Essenciais no Atendimento Pré-Hospitalar, Metodologia START no Atendimento a Múltiplas Vítimas, Suporte Básico de Vida (SBV) na Prática e A Humanização e Inclusão no Atendimento do SAMU com conhecimento básico de Libras.

Simulação realística

Nos dias seguintes, foram realizadas cinco palestras e três mesas-redondas com temas como inovação tecnológica, educação, desafios técnicos e científicos da Enfermagem no SAMU, além da atuação em desastres e múltiplas vítimas. Destacou-se a palestra magna “Especialistas no Impossível”, ministrada por Léo Farah, especialista em Gestão de Desastres, que ressaltou o protagonismo dos profissionais em situações críticas.

Além disso, o congresso contou com fóruns específicos para coordenadores de Núcleos de Educação Permanente (NEPs), residências multiprofissionais em emergência e responsáveis técnicos dos SAMUs, promovendo o fortalecimento do diálogo e a troca de boas práticas no estado.

O ponto alto do evento foi a simulação realística de atendimento a múltiplas vítimas, realizada no Parque Municipal Américo René Gianetti, no Centro da capital, que demonstrou a importância do trabalho conjunto e a capacidade das equipes em situações emergenciais.

O congresso ressaltou a relevância da Enfermagem no atendimento pré-hospitalar, área essencial para salvar vidas e promover a saúde da comunidade. A troca de conhecimentos sobre novas tecnologias, práticas inovadoras e os desafios do atendimento emergencial contribui para o fortalecimento da profissão e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Além da capacitação técnica, o evento proporcionou integração entre profissionais e a construção de uma rede colaborativa que ultrapassa fronteiras regionais, unindo Minas Gerais em torno do compromisso com a saúde pública. Essa iniciativa reforça o compromisso do Coren-MG em valorizar a Enfermagem e contribuir para uma sociedade mais segura e bem assistida.

 

Fonte: Coren-MG

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais