Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Abertura do 15º Senafis destaca avanços tecnológicos para fortalecer ações de fiscalização

Encontro reúne fiscais, gestores, conselheiros federais e regionais, além de advogados do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

13.08.2025

Garantir que a Enfermagem seja exercida com qualidade, em conformidade com os padrões éticos e legais, depende de ações de fiscalização efetivas, que fortalecem a atuação profissional e promovem a segurança do paciente. Com esse objetivo, teve início nesta terça-feira (12), em Natal (RN), o 15º Seminário Nacional de Fiscalização (Senafis). Realizado com apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), o encontro, já consolidado como instrumento para orientar a fiscalização da Enfermagem em todo o país, reúne fiscais, gestores, conselheiros federais e regionais, além de advogados do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Entrega de tablets aos fiscais do Coren-RN como parte do esforço de modernização da fiscalização do Cofen

Na abertura do evento, o presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou a relevância da fiscalização como uma das atividades-fim do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e sua função essencial na defesa da sociedade, destacando que se trata do instrumento que permite assegurar que a Enfermagem seja exercida de forma ética, legal e com excelência técnica. Ele também recordou a criação das primeiras estruturas voltadas exclusivamente para o fortalecimento dessa atividade finalística.

“No ano de 2008, instituímos o Senafis, o Ecofis — Encontro de Coordenadores de Fiscalização — e a Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen. Essas foram as primeiras estruturas criadas para fortalecer a mais importante atividade finalística: a fiscalização do exercício profissional”, disse.

Ao falar do futuro da fiscalização, Manoel Neri destacou os investimentos em inovação e tecnologia que vêm transformando a atuação do Sistema. “Estamos vivendo um processo contínuo e estratégico de modernização. Investimos em tecnologia para qualificar a atuação dos Conselhos Regionais, como o Sistema Integrado de Gestão em Enfermagem (Sigen), que unifica dados e processos de gestão financeira, jurídica, cadastral e ética em todo o país. Agora, com a integração da fiscalização, substituiremos processos em meio físico e sistemas independentes, promovendo a padronização nacional das ações fiscalizatórias. Esse módulo também contará com inteligência artificial, garantindo maior eficiência, precisão e agilidade nas nossas ações”, afirmou.

“Quando os Conselhos Regionais trabalham de forma articulada, conseguimos ampliar o alcance das nossas ações”, disse Marisa Miranda

O Sigen já está em funcionamento em 13 Conselhos Regionais de Enfermagem e encontra-se em fase de implementação no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). A previsão é de que, em setembro, o sistema seja implantado também em outros regionais.

Para o presidente do Coren-RN, Manoel Egídio, o Senafis é um espaço de construção coletiva, onde a troca de conhecimentos contribui para que possamos oferecer à sociedade um serviço de fiscalização mais qualificado. “Estamos reunidos com um objetivo comum: tornar a fiscalização cada vez mais resolutiva e eficiente”, pontuou.

Como parte do esforço de modernização da fiscalização, o presidente do Cofen anunciou que os fiscais passarão a contar com tablets para potencializar o trabalho de fiscalização, garantindo mais agilidade e eficiência nas ações. Na ocasião, também foi realizada a entrega de equipamentos ao Coren-RN, reforçando o compromisso com a modernização e a valorização da atividade fiscalizatória.

Segundo Marisa Miranda, chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), quando os Conselhos Regionais trabalham de forma articulada, conseguimos ampliar o alcance das nossas ações e gerar impactos mais positivos para a profissão e para a sociedade. “Estamos diante de uma oportunidade única para harmonizar procedimentos, definir estratégias conjuntas e aprimorar resultados”, destacou.

Programação do primeiro dia incluiu, ainda, palestra motivacional ministrada pelo psicólogo Alexandre Coimbra

A chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Cofen, Tatiana Guimarães, enfatizou o papel estratégico da fiscalização na missão institucional do Sistema. “Mais do que identificar e corrigir irregularidades, a fiscalização tem um papel educativo e preventivo, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços e para o fortalecimento das boas práticas na Enfermagem. É essa visão integrada que buscamos consolidar em encontros como o Senafis”, disse.

A programação do primeiro dia incluiu, ainda, palestra motivacional sobre Ambiente Organizacional: Como as relações afetam os resultados, incentivando gestores e fiscais a adotarem práticas inovadoras no cotidiano. O tema foi ministrado pelo psicólogo e consultor Alexandre Coimbra. Ele abordou como a qualidade das interações no ambiente de trabalho impacta a motivação, a produtividade e a coesão das equipes. Ressaltou ainda que relações baseadas em confiança, respeito e comunicação clara favorecem ambientes mais saudáveis e eficientes, e que líderes têm papel fundamental na construção desse clima organizacional positivo, devendo atuar de forma empática e inspiradora.

Pré-evento

Antes da abertura do seminário, foi realizado um pré-evento com duas atividades simultâneas voltadas para o aperfeiçoamento da fiscalização. A Reunião de Coordenadores de Fiscalização abordou temas como planejamento para 2026, relatório trimestral e o Portal da Transparência, conduzida por Walkírio Almeida, enfermeiro fiscal do DFEP/Cofen, Elderson Silva, chefe da Assessoria de Planejamento (Asplan/Cofen), e Kátia Calegaro, enfermeira fiscal do DFEP/Cofen, sob coordenação de Marisa Miranda. Paralelamente, a Oficina de Construção de Relatório Técnico de Fiscalização, com foco na resolutividade, redação, fundamentação e uso estratégico da inteligência artificial, foi facilitada por Lillian Sampaio, enfermeira fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), e Érico Barbosa, enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), coordenada por Tatiana Guimarães.

15º Senafis

A programação do Senafis prossegue nesta quarta-feira (13) com debates sobre inovações na fiscalização do exercício profissional, apresentação do Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen) e discussões sobre planejamento estratégico. Nos dias seguintes, serão abordados temas como responsabilidade técnica, indicadores assistenciais, conciliação em processos de fiscalização e prevenção ao assédio moral, encerrando com a entrega do Prêmio Fiscalize, que reconhece as melhores práticasdas equipes de fiscalização.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais