Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Abertura do 27º CBCENF exalta nome de Anna Nery e notabiliza força global da Enfermagem

Autoridades e delegações do Brasil e do mundo mostraram força, com presença marcante e discursos potentes em defesa do empoderamento da Enfermagem

09.09.2025

Entrada das delegações dos Conselhos Regionaisencantou o público

A maior profissão da saúde no mundo mostrou união e força durante a abertura oficial do 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Aproximadamente oito mil congressistas acompanharam o primeiro dia de programação científica e a solenidade oficial, com a presença de autoridades e delegações de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de diferentes partes do mundo. Além do público que está em Salvador/BA para acompanhar o congresso presencialmente, aproximadamente 27 mil profissionais e estudantes acompanharam a transmissão ao vivo, por meio da multiplataforma CofenPlay.

A cerimônia começou com a tradicional entrada das delegações. Ao som de músicas regionais, as comitivas do Distrito Federal e dos 26 estados brasileiros ocuparam o espaço com alegria e empoderamento. “Eu nunca tinha visto uma abertura tão linda como essa. Estou surpreso com a força e o espírito da Enfermagem. É uma união que serve de lição para o nosso país. Estamos mostrando uma cultura de convivência pacífica e harmoniosa que inspira o Brasil”, discursou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Presidente do Cofen, Manoel Neri, deu as boas-vindas aos congressistas

“Precisamos acabar com a cultura medicalocêntrica. Assim como desenvolvem políticas públicas para os médicos, as autoridades responsáveis precisam assumir o compromisso de desenvolver iniciativas adequadas para a valorização e o reconhecimento de auxiliares, técnicos e enfermeiros. É necessário melhorar urgentemente as condições de trabalho e de vida da categoria. Não existe saúde sem Enfermagem”, completou Neri.

A estrela da noite foi Anna Nery. Sua trineta, Solange Nery, entrou no evento com um chale que a pertenceu. Considerada a primeira enfermeira do Brasil, a patrona da profissão nasceu em Cachoeira/BA, em 1814, e se destacou durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), ao servir voluntariamente nos hospitais militares, mesmo nas condições mais precárias. Sua dedicação em cuidar de todos os feridos com compaixão, empatia e higiene a tornou uma heroína da Pátria.

“Hoje, a Bahia abre as portas para a Enfermagem do mundo. Aqui surgiram as primeiras vozes de resistência e esperança que movem o Brasil. É mais do que um evento científico, o 27º CBCENF é um encontro humano que representa a nossa força para virar o jogo. Essa profissão que é negra, de mulheres, que sofrem racismo e discriminação. Vamos virar esse jogo. A Enfermagem vai continuar ampliando sua participação nos espaços políticos, de decisão e poder”, discursou o anfitrião e presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Davi Apóstolo.

Autoridades presentes na abertura do 27°CBCENF

A bancada parlamentar presente ao evento reforçou o apoio à aprovação da PEC 19, que tem como mote a vinculação do Piso da Enfermagem a uma jornada de 30 horas semanais de trabalho. Embora o piso salarial da categoria tenha sido aprovado em 2022, os profissionais ainda enfrentam dificuldades para a implementação desse direito, sofrem com a defasagem dos valores e buscam a verdadeira valorização da profissão.

“A PEC 19 é mais do que uma proposta legislativa. Ela é um ato de justiça que eu verdadeiramente acredito. Vincular o piso salarial à jornada de 30 horas semanais e garantir reajuste anual é reconhecer que dignidade não pode ser negociada. É inadmissível que uma categoria que esteve na linha de frente durante a pandemia continue sendo desvalorizada, sobrecarregada e invisibilizada”, afirmou o relator da proposta, senador Fabiano Contarato (ES), reafirmando seu compromisso com cada técnico, auxiliar e enfermeiro.

Dentre as autoridades presentes também estiveram o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o representante do ministro da saúde Alexandre Padilha, secretário Felipe Proença, o deputado federal Bruno Farias (MG), as deputadas federais Alice Portugal (BA), Rejane Almeida (RJ) e Ana Paula Brandão (CE), os deputados estaduais Gilmar Junior (PE), Adailton Cruz (AC), Lilian Behring (RJ), Ivana Bastos (BA) e Hilton Bastos (BA), além dos deputados distritais Jorge Vianna (DF) e Dayse Amarílio (DF).

O presidente do Conselho Internacional de Enfermagem (ICN, em inglês), José Luis Cobos Serrano, também presente na cerimônia, destacou sua felicidade em participar deste momento: “É uma honra estar aqui, em nome do ICN, que representa mais de 30 milhões de profissionais de Enfermagem pelo mundo. Parabéns ao Presidente do Cofen, Manoel Neri, pela liderança e luta por melhores condições de trabalho para os profissionais de Enfermagem do Brasil, que precisa se protegida, valorizada e empoderada”

Entre as presenças internacionais estavam o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA), Eduardo Caiangula, a presidente da Associação Nacional de Enfermeiras da Colômbia (FCE, em espanhol), Carlota Castro Quintana, a presidente da Federação Nacional de Enfermagem da Argentina (FAE, em espanhol), Claudia Moreno, a presidente da Associação Paraguaia de Enfermagem (APE, em espanhol), Mirna Gallardo, a presidente do Colégio de Enfermeiras do Uruguai (CEDU, em espanhol), Maria Valeria Quintero, e a presidente da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem (Feppen, em espanhol), Maria Concepción Chavez.

Sobre o evento

O 27º CBCENF recebeu a inscrição de 9.629 participantes presenciais, que estão em Salvador/BA para acompanhar as atividades, e de 26.373 participantes online, que vão acompanhar as transmissões remotas de todas as partes do Brasil e do mundo, por meio do app CofenPlay. Além disso, o congresso vai ter a presença de 1.519 autoridades, palestrantes e colaboradores.

Dentro da programação científica, serão realizadas 52 sessões científicas, 36 cursos, três seminários e uma simulação realística com múltiplas vítimas, entre outras atividades. Além disso, o evento será palco para o lançamento de 74 livros e para a apresentação de 4.916 trabalhos científicos.

Ao longo de todas as suas edições, o evento registra a marca de 256.494 inscrições, 27.729 trabalhos científicos apresentados e 624 cursos realizados, entre outras milhares de atividades científicas.

De acordo com a base de dados do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, existem 469.587 auxiliares, 1.993.171 técnicos e 796.206 enfermeiros registrados no Brasil, totalizando mais de 3,2 milhões de profissionais de enfermagem em todo o país.

Até a próxima quinta-feira (11), Salvador segue como a capital mundial da Enfermagem. As informações completas sobre o 27º CBCENF estão disponíveis no site cbcenf.cofen.gov.br.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais