Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

MuNEAN registra visitação recorde durante o 27º CBCENF

Quase 3 mil estudantes e profissionais visitaram o Museu Nacional de Enfermagem nos quatro dias de congresso.

17.09.2025

Idealizado pelo Cofen e instalado no Pelourinho, em Salvador, MuNEAN é referência cultural e de memória para a Enfermagem

O Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), em Salvador, atraiu um público histórico durante o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Nos quatro dias do evento, mais de 2.800 estudantes e profissionais de todo o Brasil visitaram o espaço. 

“É uma experiência que une formação técnica, identidade profissional e valorização cultural. O grande interesse reafirma a importância do MuNEAN como referência cultural e de memória para a Enfermagem brasileira”, comemora o enfermeiro Claudio Porto, dirigente do museu.

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador cedeu ônibus para o transporte gratuito de congressistas, com deslocamento entre o Centro de Convenções e o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), mas a demanda superou a expectativa.

Ônibus gratuitos levaram congressistas ao MuNEAN

O MuNEAN é o primeiro museu do país dedicado exclusivamente à história da Enfermagem e conta com exposições permanentes e temporárias, acervo digital, biblioteca especializada e atividades de extensão e pesquisa. Localizado no centro histórico de Salvador, o museu integra o circuito cultural de Saúde, parceria entre o MuNEAN, o Memorial de Medicina e o Museu da Santa Casa de Misericórdia. 

Idealizado e mantido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o MuNEAN tem se consolidado como espaço de memória e formação, promovendo não apenas a preservação de documentos e objetos históricos, mas também o diálogo da Enfermagem com a sociedade. Atividades de formação, oficinas educativas e rodas de conversa, aproximam diferentes gerações de profissionais e estimulam novas leituras sobre o papel da Enfermagem na sociedade.

O acervo reúne peças raras — incluindo relíquias de Anna Neri, patrona da Enfermagem brasileira –, fotografias, registros institucionais, réplica de indumentárias de época e testemunhos da trajetória da profissão no Brasil. O museu também dialogo com seu entorno, com exposições como “Stella do Cuidar”, dedicada à enfermeira e ialorixá baiana Stella de Oxóssi, integrante da Academia Baiana de Letras.

 

Horário de visitação
Segunda-feira: 12:00 às 17:00
Terça a sexta-feira: 9:00 às 17:00
Sábado: 10:00 às 13:00
(R. Maciel de Cima, 5 – Pelourinho, Salvador – BA)

Site: https://munean.cofen.gov.br/

Instagram: https://www.instagram.com/munean_oficial

Fonte: Ascom/Cofen - Clara Fagundes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais