Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-ES inicia reuniões com os prefeitos eleitos da Grande Vitória

O prefeito eleito no município de Viana foi o primeiro a ouvir o Conselho e prometeu respeito à Lei do Exercício Profissional, principal problema apontado pelo Coren-ES

21.11.2012

Preocupado com as inúmeras questões que afetam a enfermagem nas unidades de saúde, o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), decidiu procurar os prefeitos eleitos no estado para debater esses problemas e propor as soluções necessárias e urgentes a serem adotadas. As reuniões começaram com os prefeitos que vão administrar os municípios da Região Metropolitana de Vitória a partir de 1º de janeiro.

Nesta segunda-feira (19), o presidente do Coren-ES Antonio Coutinho e o conselheiro Raimundo Martins estiveram reunidos com o prefeito eleito Gilson Daniel Batista no município de Viana. O futuro dirigente ouviu atentamente a posição do Conselho sobre a área de Saúde do município, principalmente os problemas detectados no Pronto Atendimento de Viana.

Há alguns anos, o Coren-ES já vem notificando aquele PA para que haja melhoria nas condições de trabalho e, em consequência, na assistência prestada à população pelos profissionais de enfermagem. A falta de disposição política da atual administração para resolver os problemas da unidade levou desgaste a toda a equipe e baixa resolutividade dos serviços.

Salários
Outro problema abordado foi a desmotivação dos profissionais em função dos baixos salários. O último concurso público realizado não ofereceu uma remuneração que estimulasse a participação no processo seletivo, e os que assumiram desistiram em pouco tempo. Com essa situação o município ficou sem profissionais de enfermagem para desenvolver a atenção primária. Os poucos que permaneceram estão desestimulados e com baixa expectativa no trabalho.

Mas o problema central discutido na reunião foi o desrespeito ao exercício profissional da enfermagem. Isso ocorre de várias formas, como trabalho do técnico e auxiliar de enfermagem nas unidades sem a presença do enfermeiro (art. 15 da Lei 7498/86); estrutura das Unidades sem dimensionar a demanda, ocorrendo muito atendimento em determinada unidade em detrimento de outras, provocando desgaste e estresse da equipe de saúde (art. 20 da Lei 7498/86); e convênio que não funciona e por isso o atendimento dos presos das penitenciárias ao PA é feito em horário inadequado levando a insegurança e estresse de todos que trabalham na Unidade (art. 11 da Lei 7498/86).

Compromisso

Após ouvir os representantes do Coren-ES, o prefeito eleito apresentou como pretende administrar o município e ressaltou que o fará sempre focando o respeito aos profissionais da saúde e buscando parcerias para equacionar os problemas existentes. Pontuou vários acertos na gestão e as correções que precisam ser feitas nas unidades de saúde com o objetivo de garantir atendimento à população de forma rápida e organizada.

Coutinho e Raimundo saíram da reunião com boa impressão do futuro prefeito de Viana e colocaram o Coren-ES à disposição para esta parceria que visa o melhor para a população e para os profissionais de enfermagem. As próximas reuniões estão sendo agendadas.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais