Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

História de Enfermagem no Mundo é tema de conferência no CBCENF

Conferencistas debatem a trajetória da profissão nos cinco continentes

08.08.2014

Um método de trabalho tem nacionalidade? As circunstâncias históricas e culturais das técnicas de cuidado foram debatidas pelos conferencistas Taka Oguisso, Manoel Jesús García, Antonio Claret e Joel Rolim, que apresentaram um panorama da história da Enfermagem no mundo, em mesa coordenada por Maria Júlia de Jesus.

O verdadeiro sentido da Enfermagem como profissão é estar a serviço da pessoa humana. Se a essência da Enfermagem permanece, permitindo caracterizá-la ao longo dos séculos, os determinantes materiais e sócio-culturais do cuidado variam ao longo do tempo e em diferentes sociedades contemporâneas.

A conferência apresentou também o processo histórico da globalização na Saúde. Taka Oguisso destacou o papel do Brasil na criação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Inspirado na Organização Panamericana da Saúde (OPAS), o médico brasileiro Geraldo Paulo Souza iniciou, em conversas informais durante a Conferência de São Francisco, em 1945, a articulação que levaria à criação da OMS. O crescente processo de globalização vem contribuindo para uma maior uniformidade nos procedimentos da Enfermagem, sem eliminar, porém, as especificidades de cada contexto.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais