Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Ação vai ofertar testes de HIV para adolescentes em escola de Macapá

Conselheiro Federal Vencelau Pantoja defende a eficácia da ideia do jovem ser o propagador da consciência entre os outros jovens.

03.06.2016

Conselheiro Vencelau Pantoja e os dispensadores de camisinha que serão colocados no entorno da escola em Macapá
Conselheiro Vencelau Pantoja e os dispensadores de
camisinha que serão colocados no entorno da escola em Macapá

Testes de detecção do vírus HIV e de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, serão ofertados de graça nesta sexta-feira (3) a alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual Carmelita do Carmo, em Macapá. A ação integra um projeto da escola que visa a conscientização sobre os cuidados com o corpo e com o meio ambiente.

A programação segue até o sábado e terá oficinas, palestras e ações sociais. Os exames sanguíneos para detecção de HIV serão ofertados de forma espontânea aos adolescentes, que poderão solicitar ou não o teste. O resultado sai em poucos minutos.

A escola, que fica na Zona Sul da capital, tem ao todo 1.150 alunos. O professor Vencelau Pantoja explica que os testes podem ser feitos em menores de idade, e que cabe a eles informar à família em caso de resposta positiva. O educador defende a eficácia da ideia do jovem ser o propagador da consciência entre os outros jovens.

“O profissional de saúde vai encaminhar o jovem ao serviço de tratamento, e lá vamos orientar sobre o melhor momento de contar à família, em caso de HIV, por exemplo. Mesmo sendo facultado, temos uma previsão de fazer 200 testes. Apostamos na perspectiva do jovem ser o protagonista da sua própria prevenção”, completa.

O evento “Semana de Saúde e Meio Ambiente” também terá ações de saúde, distribuição de preservativos e uma ação de orientação aos moradores do bairro Buritizal sobre o combate à dengue, zika vírus e chikungunya.

“Vamos caminhar no entorno da escola para conscientizar a comunidade sobre o Aedes aegypti e instalando dispensadores de camisinha, principalmente em locais conhecidos como pontos de prostituição e de vulnerabilidade”, completa o professor Vencelau Pantoja.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais