Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Aprovado Projeto de Implantação da Enfermagem Obstétrica nas Maternidades do Rio

Projeto piloto inclui contratação de enfermeiras obstétricas, adequando unidade à Resolução Cofen 293 sobre dimensionamento profissional

03.06.2015

Foi aprovado na quinta-feira (28/05), na sede da Secretaria Estadual de Saúde, o Projeto de Implantação da Enfermagem Obstétrica nas Maternidades do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é uma iniciativa conjunta do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Enfermagem do RJ, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras e da deputada estadual enfermeira Rejane.

O projeto piloto será implantado no Hospital da Mãe, em Mesquita. Oito enfermeiras obstétricas já atuam no local e mais quatro serão contratadas neste mês para finalizar a equipe. Durante o ano de 2015, serão contratadas outras 12 enfermeiras, visando atender a Resolução 293 do Cofen quanto ao dimensionamento de pessoal de enfermagem nas unidades de saúde.

A principal ação do projeto é prestar assistência integral ao trabalho de parto, desde a entrada na maternidade até o puerpério imediato (primeira hora após o parto). O projeto piloto será monitorado pelo Coren-RJ até janeiro de 2016, visando a implantação em outras maternidades do estado do Rio de Janeiro. Os principais indicadores avaliados serão as diminuições da taxa de cesarianas executadas pela equipe, da taxa de internação neonatal e de intervenções desnecessárias no parto (colocação de soro, a episiotomia, dieta zero e etc).

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais