Assistência de Enfermagem em UTI Neonatal é tema de curso no COREN-PI

Com grande crescimento na área da saúde, a enfermagem neonatal tem se destacado no meio cientifico

29.10.2012

Profissionais e acadêmicos de enfermagem participam nesta sexta-feira (26), do curso de Assistência deEnfermagem em Unidade Terapia Intensiva Neonatal, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI). O curso, ministrado pela enfermeira especializada em Obstetrícia e Pediatria, Karla Joelma Bezerra, trata das ações do enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem diante do recém-nascido.

A enfermeira Karla Joelma Bezerra explica que, através de um conhecimento fisiológico e semiológico para fazer a avaliação de risco, o enfermeiro é responsável por implantar e planejar o cuidado do paciente neonatal. Competem aos profissionais técnicos de enfermagem os procedimentos da assistência fisiológica e anatômica.

Os profissionais de enfermagem trabalham em uma equipe multiprofissional, aonde é primordial a comunicação integrada na atenção ao paciente neonatal, o qual está com apenas 28 dias de vida. É necessário também que os profissionais tenham conhecimento da admissão do paciente, para assim, acompanhar os processos de amadurecimento do organismo e as necessidades decorrentes depois do período fetal”, diz a enfermeira especializada em Obstetrícia e Pediatria.

A assistência do recém-nascido na saída do parto tem como finalidade uma melhor adaptação do período fetal para o neonatal. Logo após o nascimento é feito o reconhecimento imediato do peso, tamanho e o modo de que a criança nasceu, pois esses pontos são importantes para o cuidado do paciente.

“O trabalho de assistência em UTI Neonatal exige mais do profissional, com isso, a qualidade no cuidado e acompanhamento do paciente neonatal deve está em excelência para que não apareça nenhuma implicação que comprometa a evolução do paciente”, enfatiza Karla Joelma.

Com grande crescimento na área da saúde, a enfermagem neonatal tem se destacado no meio cientifico buscando por meio da assistência especializada e da tecnologia do cuidado uma melhor maneira de atender o recém-nascido. “O mercado é aberto, no entanto precisa de profissionais comprometidos com a enfermagem”, pontua Karla Joelma Bezerra.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais