Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Censo vai mapear a força de trabalho em Saúde

Ministério da Saúde está realizando censo para atualizar o CNES. As equipes já estão em campo no Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Participe!

18.08.2025

Ação piloto já começou no Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Objetivo é recensear os estabelecimentos de Saúde de todo o Brasil

O Ministério da Saúde está realizando, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSC), o Censo da Força de Trabalho na Saúde. O levantamento busca atualizar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

“Os Conselhos de Enfermagem incentivam os profissionais a responderem o Censo da Força de Trabalho em Saúde. Os resultados trarão uma visão estratégica da Enfermagem brasileira, com elementos para melhor entender a distribuição geográfica e alocação de recursos humanos. Podem, inclusive, direcionar futuras campanhas, orientações e capacitações à categoria”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

As equipes recenseadoras já estão em campo no Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A ação-piloto vai nortear o recenciamento em todo o Brasil. Somente no Distrito Federal, são 6.291 estabelecimentos, com 125.827 vínculos de trabalho. No Mato Grosso do Sul, são 6.297 estabelecimentos, com 92.357 vínculos.

Nesta primeira etapa, o censo ofertará formação a trabalhadores para qualificação dos processos de gestão da informação da força de trabalho no âmbito do CNES. A capacitação é uma estratégia para promover a qualificação sistemática e sustentável do CNES, na avaliação do Ministério.

O recenseador poderá realizar o primeiro contato com o responsável pelo estabelecimento por telefone, email ou visita presencial. Cabe ao gestor do estabelecimento receber o recenseador e indicar pessoa responsável pelo envio das informações.

Inteligência Artificial

O censo conta com um ChatBot baseado na tecnologia GPT-4o, desenvolvido para apoiar as pessoas recenseadoras e responsáveis pela informação dos estabelecimentos durante todo o processo. O canal de atendimento será disponibilizado por meio de um número exclusivo de WhatsApp do projeto.

 

Fonte: Ascom/Cofen - Clara Fagundes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais