Cofen busca alinhar ações de fiscalização dos Conselhos Regionais

Visitas técnicas do Conselho Federal de Enfermagem objetivam aprimorar a eficiência e eficácia na fiscalização do exercício profissional

30.04.2025

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizaram, ao final de abril, visita técnica ao Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins (Coren-TO). Durante a agenda foram discutidas estratégias para aprimorar as atividades do Coren-TO e identificar ações conjuntas que atendam às necessidades de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes na região.

Com o objetivo de fortalecer o apoio institucional e estreitar a colaboração com as autarquias nos estados, o Cofen vem atuando na supervisão das divisões de fiscalização dos Conselhos Regionais.

Segundo Tatiana Melo, Chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) da autarquia, o objetivo das visitas técnicas é zelar pela eficiência do trabalho de fiscalização e supervisionar as ações promovidas nos estados, observando a estrutura funcional, organizacional, além da estrutura física da divisão local.

“Essa ação de supervisão do Conselho Federal de Enfermagem, realizada no Coren Tocantins, busca a padronização das ações de fiscalização na ponta. Orientamos os gestores com relação à atividade finalística, que é essencial para o sistema fiscalizatório do exercício profissional”, pontuou Tatiana Melo.

Realizada a visita de supervisão técnica, o próximo passo é a elaboração de um relatório que será encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem. Baseado neste documento o Coren-TO prepara um plano de providências e apontamentos para que os profissionais da Enfermagem continuem prestando um serviço de excelência.

A expectativa é de que as modificações trazidas pelo parecer do Conselho Federal permitam uma revisão de conhecimentos, agregando novos estudos da área para promover uma atuação da Enfermagem com segurança para o paciente e para o profissional. As normas para capacitação contínua das atividades fiscalizatórias, bem como painéis de referência para subsidiar os fiscais em assuntos específicos, foram atualizadas por meio da Resolução 725/2023 do Cofen.

O Sistema de Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem tem como base uma concepção de processo educativo, preventivo e correcional, de estímulo aos valores éticos e de valorização do processo de trabalho em Enfermagem, em defesa da sociedade e do bom conceito da profissão, visando o aperfeiçoamento e a qualidade da assistência de Enfermagem.

 

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais