Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen determina criação de setor de processos éticos em todos os Conselhos Regionais de Enfermagem


12.05.2025

Plenário do Cofen aprovou decisão para instituir área de processos éticos em todos os Conselhos Regionais

Todos os Conselhos Regionais de Enfermagem deverão instituir, obrigatoriamente, uma área específica para processos éticos em sua estrutura administrativa. A iniciativa, aprovada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Decisão nº 67/2025, tem como objetivo fortalecer a atuação institucional na condução das atividades éticas da profissão, assegurando maior qualidade, uniformidade e resolutividade na fiscalização do exercício profissional.

A medida leva em consideração as dificuldades enfrentadas por diversos regionais na estruturação adequada desse setor, bem como a necessidade de alinhamento ao Código de Processo Ético da Enfermagem, instituído pela Resolução Cofen nº 706/2022, que prevê a participação de empregados públicos na instrução dos processos. Nesse contexto, se torna essencial a constituição de uma equipe técnica qualificada e devidamente organizada.

Os Conselhos que ainda não dispõem de setor, divisão ou departamento específico para Processos Éticos terão o prazo de 180 dias para sua criação, podendo esse prazo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa aprovada pelo Plenário do Cofen. A nova área deverá integrar a estrutura administrativa do respectivo regional, observando seu porte e características organizacionais.

A composição mínima exige a presença de um enfermeiro, com provimento efetivo ou comissionado, e de um técnico administrativo, que poderá ser efetivo ou terceirizado, desde que não ocupe cargo comissionado. A chefia da área deverá ser exercida, exclusivamente, por profissional de Enfermagem, garantindo o adequado direcionamento técnico e ético dos processos.

A obrigatoriedade também está alinhada ao Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Ética no Exercício Profissional da Enfermagem (Pró-Ética), instituído pela Decisão Cofen nº 100/2024, que busca fomentar uma cultura organizacional pautada na valorização da ética como princípio essencial da prática profissional.

“Ao tornar obrigatória a existência de setores próprios para a condução de processos éticos, fortalecemos o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, garantindo maior efetividade na fiscalização e na promoção de boas práticas na Enfermagem em todo o território nacional”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais