Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen inaugura ambientação em homenagem à patrona da Enfermagem na Estação de metrô do DF

Ambientação da estação conta com dois painéis artísticos: A grandeza da Enfermagem se mostra todos os dias e Enfermeira Anna Nery – A patrona da Enfermagem no Brasil, ambos assinados pelo grafiteiro e artista plástico brasiliense Mikael Guedes de Oliveira, conhecido como Omik

22.05.2025

“Trata-se de um marco permanente de valorização profissional em um espaço público de grande circulação e visibilidade”, afirmou o presidente do Cofen

A Estação 108 Sul do Metrô do Distrito Federal ganhou, nesta terça-feira (20), uma ambientação visual permanente em homenagem à enfermeira Anna Nery, patrona da Enfermagem brasileira. O espaço, que agora celebra simbolicamente a história e a importância da Enfermagem no Brasil, foi inaugurado como parte da programação oficial da Semana da Enfermagem 2025. A iniciativa foi articulada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e concretizada por meio do Projeto de Lei nº 1.394/2024, de autoria da deputada distrital e também enfermeira Dayse Amarilio.

O lançamento da ambientação contou com a presença de autoridades, profissionais da saúde, representantes de instituições de ensino e da categoria, além de estudantes e lideranças da Enfermagem. A Estação 108 Sul está localizada em frente à nova sede do Cofen — o Edifício Enfermeira Anna Nery —, cuja inauguração está prevista para o dia 11 de julho de 2025.

“Esta homenagem é um gesto de reconhecimento histórico à nossa profissão e à trajetória de Anna Nery, que simboliza o compromisso, a coragem e o cuidado que definem a Enfermagem brasileira. Mais do que uma ambientação, trata-se de um marco permanente de valorização profissional em um espaço público de grande circulação e visibilidade”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Estação 108 Sul está localizada em frente à nova sede do Cofen — o Edifício Enfermeira Anna Nery

A ambientação da estação conta com dois painéis artísticos: A grandeza da Enfermagem se mostra todos os dias e Enfermeira Anna Nery – A patrona da Enfermagem no Brasil, ambos assinados pelo grafiteiro e artista plástico brasiliense Mikael Guedes de Oliveira, conhecido como Omik. Reconhecido internacionalmente por transformar espaços públicos em galerias a céu aberto, o artista trouxe cor, identidade e representatividade à estação, reafirmando o valor simbólico da Enfermagem para a sociedade.

Dayse Amarilio salientou que a homenagem na Estação 108 Sul é um gesto de grande relevância para o fortalecimento da identidade da Enfermagem brasileira. “Essa ambientação representa muito mais do que uma ação visual. Trata-se do reconhecimento público à trajetória de uma mulher que marcou a história da saúde no Brasil. Anna Nery é um símbolo de coragem, cuidado e comprometimento — valores que seguimos honrando diariamente no exercício da profissão”, destacou. Valorizar a memória de quem nos antecedeu é também afirmar a importância da Enfermagem nas políticas públicas e na construção de um país mais justo e humano”, frisou.

Segundo o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, o transporte público e a Enfermagem compartilham uma missão essencial: servir às pessoas. “O Metrô-DF tem a missão de atender à população com qualidade, garantindo um transporte seguro e eficiente em seus deslocamentos diários entre o lar e o trabalho. Vejo uma conexão direta com a Enfermagem, cuja essência é justamente o cuidado com as pessoas. Essa homenagem na estação será um espaço de memória viva aos profisisonais que se dedicam à promoção da saúde da população”, afirmou. 

Presente na cerimônia de inauguração, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou o impacto simbólico da homenagem. “Anna Nery foi pioneira e mudou os rumos de uma geração, tornando-se referência para milhares de mulheres que atuam hoje como enfermeiras e técnicas. Sua coragem durante a Guerra do Paraguai, quando se voluntariou para cuidar de soldados feridos, marcou profundamente a história da Enfermagem no Brasil. Mais do que salvar vidas, ela ajudou a consolidar uma profissão que hoje é pilar do nosso sistema de saúde”, disse.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais