Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen realiza reunião dos coordenadores de fiscalização dos Conselhos de Enfermagem

Encontro possui programação focada na implementação do novo Manual de Fiscalização

28.11.2023

Com programação focada na capacitação sobre o novo Manual de Fiscalização, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realiza, entre os dias 28 e 30 de novembro, a reunião dos coordenadores de fiscalização dos Conselhos de Enfermagem na sede administrativa da autarquia, no Rio de Janeiro. O encontro, que acontece três vezes ao ano, busca traçar novas estratégias e desenvolver princípios, diretrizes e instrumentos que aprimorem os processos fiscalizatórios.

Coordenam a reunião a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen, (DGEP), Heloísa Helena da Silva, e o chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional do Cofen (DFEP), Walkírio Almeida. Integrantes da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) também participam do evento.

Para Heloísa Helena, o encontro fortalece a integração e possibilita ao Cofen estar mais próximo dos Conselhos Regionais para oferecer escuta qualificada. “A reunião assegura que os coordenadores de fiscalização realizem partilhas de suas experiências, o que sem dúvidas colabora positivamente para importante papel na melhoria da segurança e qualidade da assistência de Enfermagem prestada à sociedade brasileira, em cumprimento aos preceitos éticos e legais da profissão”, destaca.

A nova versão do manual, presente na Resolução 725/2023 em forma de anexo, fornece orientações mais claras e direcionadas sobre os procedimentos de fiscalização. Os dispositivos contidos no documento vão fornecer ao Cofen as condições necessárias para supervisionar e orientar todos os serviços fiscalizatórios nos estados.

Entre as novidades, está o maior dinamismo nos instrumentos de fiscalização, possibilitando levantamento e monitoramento de dados, bem como a avaliação das atividades de forma precisa. Ainda, o manual permite a criação de um programa de educação permanente, possibilitando uma capacitação contínua das atividades fiscalizatórias, bem como painéis de referência para subsidiar os fiscais em assuntos específicos.

Atividade precípua – Função finalística dos Conselhos de Enfermagem, a fiscalização corresponde, acima de tudo, a um ato pedagógico que busca estimular os valores éticos da profissão e assegurar a qualidade da assistência prestada à sociedade. Dentro dos limites da Lei 5095/1973, os conselhos funcionam como tribunal de ética, exercendo poder jurisdicional sobre o profissional inscrito, com capacidade de permitir, limitar ou até impedir o exercício profissional. Em momentos críticos, as operações de fiscalização possibilitam preservar as equipes de trabalho e a população assistida.

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais