Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen retoma parceria internacional para capacitação em reparação e resposta a desastres e emergências em saúde pública

Parceria firmada por meio do Programa Regional de Assistência para Desastres, do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental (WHA), vai ampliar a formação dos profissionais de Enfermagem para atuação em situações de crise

26.08.2025

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri acompanhado do ouvidor-geral da autarquia, Eduardo Fernando de Souza, receberam, na tarde desta terça-feira (26), o consultor especialista em Gestão de Riscos de Desastres do Programa Regional de Assistência para Desastres do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental (WHA), Paulo José Barbosa de Souza. O encontro marcou a retomada da parceria que vai ampliar a formação dos profissionais de Enfermagem brasileiros para atuação em situações de crise.

Em situações de desastres de grande magnitude, incluindo eventos naturais como enchentes e deslizamentos, acidentes coletivos de grande proporção e emergências em saúde pública, torna-se imprescindível uma resposta coordenada, ágil e estruturada. Nesse contexto, a Enfermagem exerce papel estratégico e multifuncional, atuando desde o cuidado direto às vítimas, na organização dos serviços de saúde e na própria gestão do desastre.

“A preparação para desastres e emergências em saúde pública é um desafio global. Fortalecer a Enfermagem brasileira com capacitação e ferramentas adequadas é investir na segurança da população e no futuro do nosso sistema de saúde”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Enfermeiro especialista em desastres, Eduardo Fernando, destacou a importância da capacitação dos profissionais de enfermagem em Sistema de Comando em Incidentes (SCI), especialmente para aqueles que atuam em regiões isoladas ou com escassos recursos assistenciais. Segundo ele, esse treinamento é essencial para garantir uma resposta inicial eficaz até a chegada das equipes e instituições competentes.

“A experiência demonstra que a rapidez na resposta é determinante para salvar vidas. No entanto, apenas profissionais adequadamente treinados conseguem atuar com segurança em cenários de alta complexidade. A Enfermagem precisa estar preparada para atuar em desastres de todas as naturezas, afirmou.

Para Paulo José, a retomada da cooperação tem caráter estratégico. “O fortalecimento da parceria entre o Cofen e o Programa Regional de Assistência para Desastres é um passo fundamental para ampliar a capacidade de resposta do Brasil. Ao investir na formação dos profissionais de Enfermagem, fortalecemos a resiliência das comunidades e criamos pontes de colaboração entre países que compartilham o mesmo objetivo: salvar vidas”, destacou.

O Curso Introdutório ao Sistema de Comando em Incidentes (CI-SCI) será retomado na segunda quinzena de outubro, por meio da plataforma CofenPlay. Diante da suspensão do curso em janeiro, os profissionais que já estavam inscritos ou em processo de formação serão previamente contatados para conclusão da turma. Após essa etapa, novas inscrições serão abertas para demais profissionais de enfermagem interessados, explica Eduardo Fernando.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais