Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem reforça o diálogo com o Coren-MA e Sindsaúde-MA

Conatenf Itinerante reforça o diálogo com profissionais de nível médio, buscando a melhoria das condições de trabalho

06.05.2025

Conatenf Itinerante reforça o diálogo com os profissionais de nível médio e a luta por melhores condições de trabalho e assistência

A Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf/Cofen) realizou uma importante visita ao Maranhão nos dias 5 e 6 de maio, como parte das ações do projeto Conatenf Itinerante, que busca aproximar o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) dos profissionais de Enfermagem de nível médio em diferentes estados. O encontro contou com a presença de Jefferson Caproni, coordenador da Conatenf, e dos membros Douglas Lírio e Nilza Lourenço que foram calorosamente recebidos pela equipe do Coren-MA e pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (Sindsaúde-MA).

“A equipe do regional demonstrou grande empenho em acolher a comissão e promover um debate construtivo sobre os principais desafios da categoria no estado”, afirma Caproni. Além das atividades no Coren-MA, a Conatenf também participou de uma reunião com o Sindsaúde-MA, representado por sua presidente, Dulce Mary Sarmento, e pelo assessor jurídico Romário Lisboa. O encontro debateu as condições de trabalho dos técnicos e auxiliares de Enfermagem no estado, a valorização da categoria e estratégias para avançar em conquistas importantes, como o piso salarial e a jornada de 30 horas.

A presidente Dulce Mary destacou a relevância da visita da Conatenf para reforçar o apoio às pautas dos trabalhadores da saúde no Maranhão. “Essa aproximação fortalece ainda mais a luta por condições dignas de trabalho e o reconhecimento do papel essencial dos técnicos e auxiliares de Enfermagem no sistema de saúde”, afirmou Dulce. “A parceria com a Conatenf e o Cofen é fundamental para avançarmos em nossas lutas e garantirmos melhores condições de trabalho para os profissionais”.

Jefferson Caproni destacou a importância do Maranhão no cenário nacional da Enfermagem e reforçou o compromisso da Conatenf em ouvir as demandas locais. “Nosso papel é garantir que a voz dos técnicos e auxiliares chegue ao âmbito nacional e que as políticas públicas sejam elaboradas com base nas realidades regionais”, afirmou. “É essencial ouvir as particularidades de cada estado para que possamos construir soluções que realmente atendam às necessidades de todos os profissionais, do Norte ao Sul do país”, reforçou Douglas.

Próximos passos

Após a visita ao Maranhão, o Conatenf Itinerante seguirá para o estado do Piauí, onde realizará atividades nos dias 8 e 9 de maio. A iniciativa continua fortalecendo o diálogo com as bases regionais e promovendo a valorização da Enfermagem de nível médio em todo o Brasil.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais