Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Conselheira do Coren-RJ receberá prêmio da Alerj no Dia Internacional da Mulher

Maria da Glória Costa tem longa trajetória na Enfermagem e na luta pela igualdade

07.03.2016

 Maria da Glória Costa tem longa trajetória na Enfermagem e na luta por igualdade
Maria da Glória Costa tem longa trajetória na Enfermagem e na luta pela igualdade

A segunda conselheira do Coren-RJ, Maria da Glória Costa – ou simplesmente Glorinha, como gosta de ser chamada pelos amigos e colegas de trabalho–, é uma das homenageadas deste ano com o Diploma Leolinda Figueiredo Daltro. A láurea será oferecida pela deputada estadual enfermeira Rejane (PC do B), através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08/03), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O prêmio é entregue todos os anos a mulheres que fazem a diferença dentro de seu campo de atuação.

Glorinha começou sua vida na enfermagem no início de década de 1980, no extinto Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth (Maternidade Praça XV), logo após se formar como auxiliar de enfermagem através do curso do Ministério de Saúde. Trabalhou por mais de 20 anos no ambulatório da pediatria, no setor de vacinação e no puerpério e foi a primeira escolhida para se capacitar a fazer o teste do pezinho nas crianças que nasciam na unidade.

Sempre com um sorriso largo no rosto, Glorinha relembra de momentos marcantes durante sua carreira na Maternidade Praça XV.

“Durante o tempo que trabalhei na vacinação, aplicava vacinas nas crianças desde o nascimento até a adolescência. O hospital atendia por hora marcada e havia uma mãe que vinha de Nova Iguaçu com seu filho e sempre chegava atrasada para a vacinação. Eu fazia questão de aguarda-la sempre, para poder fazer aplicar a vacina no bebê. Alguns anos se passaram e eu fui chamada na coordenação de enfermagem. Havia uma carta para mim, escrita pelo filho desta mulher de Nova Iguaçu, me convidando para seu aniversário de 15 anos.” Lembra Glorinha emocionada, para logo depois abrir seu sorriso característico e dizer “e você acha que eu não iria? É claro que eu fui”.

Tempos depois, nossa homenageada se formou como técnica em enfermagem pelo Colégio Bezerra de Araújo e encerrou sua carreira na assistência no ano de 2003, trabalhando no Posto de Assistência Médica Hélio Pellegrino. Glorinha também é Diretora da regional norte João Amazonas do Sindsprev-RJ e participa da União Brasileira de Mulheres e do movimento União de Negro Pela Igualdade.

Desde 2012 atua como conselheira do Coren-RJ e a partir do ano passado, se tornou segunda tesoureira e integra a atual diretoria da autarquia. Como sempre costuma dizer “me aposentei da assistência, mas a luta pela enfermagem continuará até o fim de minha vida”. E é por tudo isto que o Coren-RJ indicou seu nome “em reconhecimento a sua luta, trabalho e defesa da categoria”, como afirma a presidente da autarquia, Maria Antonieta Tyrrell.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais