Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-BA abre ciclo de discussões sobre o dimensionamento profissional

Atividades teve início em Itabuna (BA) e será realizada nas 12 subseções

13.11.2015

As principais dificuldades encontradas para realização do cálculo para o dimensionamento adequado dos profissionais de enfermagem nas unidades de saúde e o impacto dos quadros insuficientes na assistência prestada à população e na saúde do trabalhador foram discutidos na I Roda de Conversa sobre Dimensionamento do Pessoal de Enfermagem, realizada no último dia 09/10 pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), no auditório do hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

I Roda de Conversa sobre Dimensionamento do Pessoal de Enfermagem do Coren-BA, em Itabuna (BA)
I Roda de Conversa sobre Dimensionamento do Pessoal de Enfermagem do Coren-BA, em Itabuna (BA)

Durante a abertura do evento, a presidente Maria Luísa Almeida pontuou que o atual plenário do Coren-BA traçou como meta principal para o triênio 2015/2017 o combate ao subdimensionamento dos trabalhadores de enfermagem. Maria Luísa apresentou também dados atualizados sobre as Ações Civis Públicas ajuizadas pela autarquia para garantir a presença do enfermeiro 24 horas nas unidades e a contratação de profissionais para compor as equipes.

Divididos em grupos, os participantes fizeram um breve estudo da resolução Cofen 293/2004, que apresenta as fórmulas para o cálculo dos quantitativos adequados para cada unidade dentro da instituição, e expuseram suas percepções sobre o texto. Um questionário com perguntas chaves também foi compartilhado. Dificuldades como a falta de orientações para dimensionar os profissionais que atuam na Atenção Primária para quando há escalas de trabalho mistas, pacientes flutuantes e a própria incompreensão dos gestores sobre as fórmulas foram levantadas.

“A resolução precisa contemplar todas essas peculiaridades”, ressaltou a enfermeira Margarida Silva, coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. Carolina Miranda, enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, lembrou que para facilitar a realização do cálculo a ferramenta eletrônica E-dimensionamento, disponibilizada nos sites do Coren e Cofen, facilita o trabalho.

Aspectos éticos e legais – O fiscal Antonio Carlos trouxe, no período da tarde, reflexões a respeito da prática ética e legal a ser adotada pelos profissionais, principalmente a enfermeira RT, quando o assunto é o dimensionamento de pessoal. Antonio defendeu a leitura e o domínio da legislação para subsidiar as ações e embasar as discussões. A presidente Maria Luísa aproveitou para falar da importância das Anotações de Enfermagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais