Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-RS lançará Observatório da Violência durante a Semana da Enfermagem

Além de funcionar como canal de escuta e acolhimento — por meio da Ouvidoria do Conselho —, o Observatório também fornecerá relatórios periódicos, orientações e dados públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento de políticas de combate à violência no setor da saúde

22.05.2025

A violência contra profissionais da Enfermagem é uma realidade alarmante e, lamentavelmente, persistente no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil. Para enfrentar esse cenário com dados, estratégias e ações concretas, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lançará oficialmente, no dia 27 de maio, o Observatório da Violência na Enfermagem. O lançamento ocorrerá durante a programação da Semana da Enfermagem 2025, em Porto Alegre.

A iniciativa integra a campanha “Basta de Violência na Enfermagem”, promovida pelo Coren-RS desde 2024, e surge como resposta ao crescente número de casos relatados por profissionais da área em seus ambientes de trabalho. O Observatório funcionará como uma plataforma digital permanente no site do Conselho (www.portalcoren-rs.gov.br), dedicada ao registro, monitoramento, análise e enfrentamento da violência contra enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras no Estado.

“É um passo histórico para a nossa categoria. Estamos estruturando um instrumento que permitirá reunir dados, dar visibilidade aos casos, acolher profissionais vítimas de violência e, principalmente, cobrar medidas concretas de gestores públicos e privados. Não podemos mais naturalizar o adoecimento e o medo nos ambientes de trabalho”, destaca o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

Além de funcionar como canal de escuta e acolhimento — por meio da Ouvidoria do Conselho —, o Observatório também fornecerá relatórios periódicos, orientações e dados públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento de políticas de combate à violência no setor da saúde. Os primeiros relatórios, baseados em 74 registros já analisados, indicam que 62,4% das agressões são verbais, seguidas por violência institucional (26,9%) e violência física (10%).

“A violência contra a Enfermagem afeta diretamente a qualidade da assistência prestada à população e compromete o bem-estar emocional, físico e psicológico dos trabalhadores e trabalhadoras da área. Com o Observatório, o Coren-RS reforça seu compromisso com a ética, o cuidado, a proteção e a dignidade da categoria”, ressalta o conselheiro Edgar Vagner Moraes, integrante da comissão do Coren-RS dedicada ao tema.

A plataforma atuará em parceria com instituições de ensino, sindicatos, serviços de saúde, o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública, entre outras entidades comprometidas com a valorização da Enfermagem e a segurança dos profissionais.

Campanha permanente

A medida se somará às demais ações da campanha “Basta de Violência na Enfermagem”, como as audiências públicas organizadas pelo Coren-RS, que já foram realizadas em Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, reunindo profissionais, autoridades e representantes da sociedade civil. Novas edições dessas audiências estão previstas para 2025, abrangendo diferentes regiões do estado.

Semana da Enfermagem 2025

Entre os dias 27 e 28 de maio, o Coren-RS realizará a Semana da Enfermagem 2025, com o tema “O cuidado de Enfermagem em suas múltiplas dimensões”. A programação contará com palestras, mesas-redondas e oficinas, e será realizada no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. O evento é gratuito, aberto a profissionais e estudantes, e oferecerá certificação de participação.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Coren-RS. Para acessá-las, clique aqui.

Fonte: Coren-RS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais