Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Curso aborda a arteterapia como aliada no cuidado em Saúde Mental

Atividade abordou a utilização da arteterapia como recurso complementar às práticas de Enfermagem, apresentando técnicas expressivas que podem favorecer a escuta

11.09.2025

Segundo as palestrantes, a arteterapia contribui de maneira significativa para ampliar as possibilidades de cuidado

Durante a programação científica do 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no curso “A Arteterapia como coadjuvante no processo do cuidado de Enfermagem em Saúde Mental”, ministrado pelas enfermeiras Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira, Bruna Victória da Silva Passos e Márcia Astrês Fernandes.

A atividade abordou a utilização da arteterapia como recurso complementar às práticas de Enfermagem, apresentando técnicas expressivas que podem favorecer a escuta, o vínculo terapêutico e o acolhimento de pacientes em sofrimento psíquico.

A arteterapia como coadjuvante no processo do cuidado de Enfermagem em Saúde Mental é uma prática que utiliza recursos artísticos como pintura, desenho, modelagem, música e outras formas de expressão como meio terapêutico para favorecer o bem-estar emocional, psicológico e social dos pacientes.

No contexto da Enfermagem, essa abordagem auxilia na comunicação de sentimentos muitas vezes difíceis de verbalizar, promove o autoconhecimento, reduz a ansiedade e contribui para a reabilitação psíquica, funcionando como complemento às práticas clínicas tradicionais. Ao integrar arte e cuidado, o enfermeiro amplia as possibilidades de intervenção, fortalecendo vínculos e estimulando a autonomia dos indivíduos em seu processo de tratamento.

Segundo as palestrantes, a arteterapia contribui de maneira significativa para ampliar as possibilidades de cuidado, permitindo que o paciente expresse sentimentos e experiências de forma criativa, auxiliando no processo de reabilitação e fortalecimento emocional.

Além de apresentar fundamentos teóricos, o curso promoveu vivências práticas, possibilitando que os congressistas experimentassem dinâmicas artísticas aplicáveis ao contexto da assistência em saúde mental. A iniciativa reforça o papel inovador da Enfermagem no desenvolvimento de estratégias de cuidado integrativas, destacando a importância da sensibilidade e da criatividade como ferramentas no processo terapêutico.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais