Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cursos de enfermagem em nível de excelência

O curso de enfermagem foi o mais bem avaliado em Pernambuco pelo Ranking Universitário Folha, divulgado nesta semana pelo Datafolha.

05.09.2012

O curso de enfermagem foi o mais bem avaliado em Pernambuco pelo Ranking Universitário Folha, divulgado nesta semana pelo Datafolha. As graduações da UFPE e da UPE apareceram empatadas no segundo lugar nacional. É a única área em que dois cursos do estado aparecem entre os melhores. A UFPE, que ocupa a 10ª colocação das instituições, apresentou os melhores desempenhos do estado. Vinte cursos de 191 universidades e 41 centros universitários do país foram avaliados por oito meses. Foram analisadas produção científica, qualidade da graduação, transformação da pesquisa teórica em inovação e visão da sociedade sobre a instituição.

A notícia foi recebida com festa pelos estudantes da UPE. “É bom saber que o curso está bem cotado, ainda mais depois de tanta luta em cursinhos para chegar até aqui”, disse Gedalva Pereira, 22 anos, do 3º período. Para Andressa Queiroz Ribeiro, 20, a recente reforma curricular é um diferencial. “As aulas práticas são integradas desde o 1º período. Antes, isso acontecia só no 4º período”, disse a aluna do 6º período. Gilson Júnior, do 3º, falou que a enfermagem lhe abriu portas. “As oportunidades superaram minhas expectativas”.

O curso da UFPE tem como ponto forte a participação dos alunos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e a boa qualificação do corpo docente. As duas instituições dividem a segunda colocação em enfermagem com outras 29 universidades. O ranking montado pela Datafolha para os cursos difere do esquema para as intituições. Nas graduações, não foram usadas notas ou conceitos. A análise foi feita através de entrevistas com consultores de recursos humanos e as notas do índice geral de cursos (IGC), do MEC.

“Entendemos que isso é resultado dos profissionais de enfermagem envolvidos na educação. É um esforço da universidade e dos conselhos de classe. A enfermagem de Pernambuco merece essa classificação”, avaliou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Simone Diniz. Todo ano, formam-se cerca de 200 profissionais na UPE e na UFPE.

A UFPE é a melhor instituição do Norte/Nordeste e a 10ª do país, segundo o ranking, com a nota 77,3. O primeiro lugar ficou com a USP, seguida por UFMG e UFRJ. A UFRPE foi a segunda instituição pernambucana melhor colocada, em 52º lugar. A UPE está na 70ª colocação geral, com a nota 37,67. A Unicap aparece em seguida, no 103º lugar. A instituição particular tirou a nota 28,26. A Univasf, em Petrolina, ficou em 116º.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais