Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermagem Forense é aliada no enfrentamento à violência contra a mulher

Durante o Agosto Lilás, Cofen reforça a importância dos profissionais que unem cuidado, ciência e justiça na proteção das vítimas e no combate à impunidade

18.08.2025

A Enfermagem Forense tem papel estratégico. Os profissionais atuam na linha de frente ao identificar indícios físicos e psicológicos de violência

Agosto Lilás é o mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, uma campanha nacional que visa mobilizar toda a sociedade e fortalecer a rede de proteção. Nesse contexto, a Enfermagem desempenha papel fundamental, unindo conhecimento técnico e cuidado para identificar, prevenir e combater todas as formas de violência de gênero.

A violência contra a mulher pode se apresentar de várias maneiras: seja física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial e muitas vezes acontece de forma silenciosa, escondida pelo medo, vergonha ou dependência. Identificar esses sinais é um gesto de cuidado essencial e uma forma importante de proteger a vítima.

No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completou 19 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabeleceu medidas protetivas e instrumentos legais fundamentais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.

Nesse contexto, a Enfermagem Forense tem papel estratégico. Os profissionais atuam na linha de frente ao identificar indícios físicos e psicológicos de violência, coletar e preservar vestígios, registrar evidências, notificar de forma segura e encaminhar a vítima para a rede de proteção. Cada enfermeiro forense treinado é um elo vital entre a vítima e a justiça.

Atualmente, a Enfermagem Forense pode atuar em diferentes campos, como atendimento às vítimas de violência física e sexual, em saúde mental, saúde prisional, perícia, testemunho e até mesmo em situações de desastres em massa. Essa diversidade de atuação amplia a capacidade de resposta da categoria diante de contextos de vulnerabilidade e violência.

O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço oferece acolhimento, orientação e realiza os encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas. O atendimento também pode ser acionado pelo WhatsApp, no número (61) 9610-0180.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais