Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Grupo de Trabalho do Cofen propõe atualização da lista de especialidades da Enfermagem

Norma estabelece critérios para o registro de títulos de pós-graduação lato sensu e define as especialidades reconhecidas na Enfermagem

05.08.2025

O Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), responsável por revisar normativos da Resolução Cofen nº 581/2018 e propor avanços na regulamentação das especialidades da profissão, reuniu-se entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em Brasília. A norma estabelece critérios para o registro de títulos de pós-graduação lato sensu e define as especialidades reconhecidas na Enfermagem.

A proposta de revisão está sendo construída, levando em conta um estudo sobre especialidades, realizado pela pesquisa “Demografia da Enfermagem e mercado de trabalho” (SGETS-MS / UERJ), publicado como Nota Técnica, para o qual os pesquisadores da referida temática, recorreram aos dados disponíveis nos sistemas e-MEC e Cofen.

Promover uma organização atualizada, clara e funcional do processo de registro das especialidades da Enfermagem representa, para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, o reconhecimento de que tais especialidades devem estar alinhadas às transformações científicas, tecnológicas e sociais, essenciais ao fortalecimento, valorização e reconhecimento da Enfermagem brasileira.

“Essa é uma construção coletiva, feita a partir de evidências e de uma escuta qualificada de profissionais que atuam nas mais diversas áreas. Nosso objetivo é garantir que as especialidades contribuam com a valorização da Enfermagem, e que nossas práticas profissionais, confiram robustez à assistência em todas as redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou a conselheira Ellen Peres, membro do GT.

Além da atualização de nomenclaturas, a proposta aponta uma nova distribuição das especialidades por áreas de atuação, com critérios mais objetivos para o reconhecimento institucional e a valorização da formação dos profissionais. O trabalho conta com a colaboração de especialistas, representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens) e membros das Câmaras Técnicas de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem e da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN) do Cofen.

Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, a revisão representa mais um passo no fortalecimento da Enfermagem. “A atualização das especialidades contribui para qualificar ainda mais o exercício profissional e reafirmar o nosso compromisso com uma assistência segura, ética e centrada nas necessidades da população brasileira”, destacou.

A produção do GT, será colocada em consulta pública, e depois de cumpridas as etapas de uma construção coletiva, o relatório oriundo de todas as contribuições será encaminhado para análise e deliberação do Plenário do Cofen.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais