Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Imprensa do Acre destaca ação do Cofen

Equipe do Cofen participou de ação humanitária às vítimas da cheia histórica em Rio Branco

06.03.2015

Equipe do Cofen desembarca no AC para prestar ação humanitária às vítimas da cheia histórica

A cheia histórica que assola a capital do Acre, Rio Branco, está mobilizando pessoas e instituições de todo o Brasil. Chegando aos 18,40 metros, marca registrada na noite da última quarta-feira (4), as águas já afetaram cerca de 80 mil pessoas e deixaram mais de 8 mil pessoas desabrigadas.

cofenfotos4

Equipe da Cofen entra kits às famílias atingidas pelas cheias do rio Acre, em Rio Branco/Foto: Socorro Pinheiro/ContilNet Notícias

Uma equipe do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) desembarcou na madrugada desta quinta-feira (5) no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco (AC), para prestar apoio humanitário aos atingidos pela cheia do rio Acre.

O enfermeiro Jebson Medeiros, juntamente com os assessores Neyson Pinheiro e Sandy Andrade, vieram de Brasília (DF) com a missão de prestar solidariedade aos desabrigados, além de acompanhar de perto os serviços prestados nos 27 abrigos da capital.

“A Enfermagem, a arte e ciência do cuidar, é solidária aos acreanos”. A frase faz parte do trecho da nota de solidariedade do órgão. Ilustrando a missão do conselho, os profissionais no Acre também salientam e fomentam uma maior mobilização de profissionais para os serviços voluntários.

equipecorem

O Cofen e o Coren estão engajados na busca de profissionais de Enfermagem voluntários para comporem as equipes de Enfermagem que estão trabalhando nos abrigos/Foto: Socorro Pinheiro/ContilNet Notícias

Em nota, o conselho pede apoio aos profissionais de enfermagem que prestem serviço voluntário às vítimas da enchente. De acordo com o Conselheiro Federal da entidade, Jebson Medeiros, todas as pessoas, através de pequenos gestos, podem ajudar.

“É preciso muito mais para ajudar as vítimas da enchente. Não podemos esperar apenas pelo Poder Público. As pessoas, através de pequenos gestos, poderão prestar apoio voluntariado e até mesmo atendimento emocional as famílias traumatizadas pela alagação”.

cofenfotos3 cofenfotos7

O Cofen e o Conselho Regional de Enfermagem no Acre (Coren/AC) estão engajados na busca de profissionais de Enfermagem voluntários para comporem as equipes de Enfermagem que estão trabalhando nos abrigos. Neyson Pinheiro, membro da comissão, conta que esse é o objetivo do Cofen no Acre.

“O ponto adicional que trouxemos para essa missão foi o de inculcar a importância do voluntariado nas ações eficazes em prol dos necessitados. Desastres dessa natureza estão aumentando ano a ano dado às mudanças climáticas, e por isso requer ações e respostas do governo e demais entidades na prevenção”, destacou

A equipe vinda de Brasília ficará três dias na capital. Nesta quinta, a equipe visitou os abrigos instalados na Escola João Batista Aguiar. No local, estudantes das principais instituições de ensino do Acre estão, gratuitamente, ajudando nos atendimentos, que vão desde problemas intestinais até ferimentos causados na hora do transporte.

cofenfotos8

Equipe visita escola João Aguir, onde funciona abrigo/Foto: ContilNet Notícias

O jornalismo da ContilNet Notícias conversou com Luciana Santos, uma das responsáveis pela logística desse tipo de serviço no alojamento. De acordo com ela, 113 famílias estão sob o cuidado de, aproximadamente, 20 pessoas da enfermagem por turno. Dentre estes profissionais, 2 são enfermeiros, 2 médicos, farmacêuticos, atendentes de farmácia, ACS, técnico em enfermagem e profissionais da odontologia, que realizaram durante a manhã uma palestra com relação a saúde bucal.

O atendimento diário no alojamento está em cerca de 30 consultas. Ela conta que as maiores demandas são: diarréia, náuseas e vômitos.

“Normalmente, são estes casos que atendemos aqui. Mas também há casos particulares, como aqueles de cortes, na hora do traslado. Temos de estar preparados pra tudo”, conta.

Ela conta que, no período da tarde, serão realizadas as imunizações.

“Temos aqui 11 crianças que não estão com as vacinas em dia. Esse trabalho tem o objetivo de prevenir principalmente aquelas doenças as quais elas estão expostas neste período”.

Urap: demanda aumenta; possíveis doenças por contaminação são registradas

Outro lugar visitado foi a Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Dra. Claudia Vitorino. Localizada no bairro Taquari, um dos mais afetados pela cheia, a unidade recebe diariamente pacientes com problemas de saúde relacionados à enchente.

De acordo com a técnica em enfermagem, Lucirene da Silva, a demanda de pacientes aumentou com a cheia do rio.

“Algumas unidades de atendimento, como a Maria de Jesus, aqui no bairro Taquari, tiveram suas atividades suspensas. A enchente atingiu as instalações da unidade e o atendimento ficou inviabilizado. Em virtude disto, a demanda aumentou”.

urap

Outro lugar visitado foi a Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Dra. Claudia Vitorino

Por causa da catástrofe, a unidade não está atendendo apenas aos pacientes da regional. Lucirene conta que qualquer pessoa que necessite de atendimentos na área de saúde pode se deslocar a URAP.

“Estamos atendendo todas as pessoas com necessidades. Não somente da nossa área pois, como citamos, algumas unidades foram afetadas pela cheia. O momento é de solidariedade”.

Ela mesmo conta que trabalha em uma outra unidade, que está alagada. Por conta da alta demanda, está prestando serviços na URAP no bairro Taquari. Enquanto conversava com a equipe da ContilNet Notícias, pacientes estavam sendo atendidos. Ela conta que, depois de alguns exames, será possível constatar se o mau estar e sintomas são referentes a doenças por contaminação, muito comum nas épocas de enchente.

cofenfotos2 cofenfotos6

Cofen visita bairro 6 de agosto

Outra localidade visitada pela equipe do Cofen foi o bairro 6 de Agosto. Um dos mais atingidos pela cheia histórica, no bairro ainda há famílias que se recusam a sair de suas casas, mesmo estando invadidas com as águas do rio.

No local, um trabalho de conscientização foi realizado, através de distribuição de material.

A equipe ficará por 3 dias no Acre prestando solidariedade e ajuda humanitária. Aliados à importância do enfermeiro na sociedade, o conselho mostra que a solidariedade é o melhor caminho para que a tragédia tenha um impacto menor na vida daqueles que precisam de, acima de tudo, saúde para recomeçar tudo de novo.

cofenfotos5

Equipe do Cofen também visitou moradores do bairro Seis de Agosto, um dos mais afetados na capital/Foto: Socorro Pinheiro/ContilNet Notícias

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais