Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Instituto Anjos da Enfermagem comemora 10 anos

O Instituto Anjos da Enfermagem escolheu a Bahia para comemorar os 10 anos de existência

03.05.2013

O Instituto Anjos da Enfermagem escolheu a Bahia para comemorar os 10 anos de existência deste que é o maior projeto social de enfermagem do país. Um seminário, organizado pela coordenação do Anjos na Bahia e pelo Coren-BA, realizado na manhã desta quinta-feira (2), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, reuniu profissionais, estudantes e representantes das organizações de enfermagem para celebrar o projeto que já alcançou 18 estados.

A mesa de abertura, presidida pela coordenadora do Anjos na Bahia, Dra. Neuranides Santana, foi composta pelo presidente do Anjos da Enfermagem, Mário Correia Neto, pela presidente do Coren-BA, enfermeira Maria Luísa de Castro e pelas presidentes da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Bahia (ABEn-BA) e Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), enfermeiras Tânia Bulcão e Lúcia Duque Moliterno. “Estamos começando bem o mês de maio, das mães e da enfermagem”, ressaltou a presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro, lembrando que de 12 a 20 de maio ocorrerá a 74ª. Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). Mário Correia justificou a escolha da Bahia para comemorar o décimo aniversário do Instituto. “Estamos na terra da alegria e a alegria é um dos sentimentos que move o Anjos”.

A idealizadora do Instituto, enfermeira Jakeline Duarte, relembrou a origem da iniciativa com a palestra Quando um sonho te contagia, moderada pela professora Sheila RodriguesSegundo Jakeline, sentimentos como humildade e perseverança foram essenciais para o sucesso do Anjos da Enfermagem, criado por ela ainda na graduação. “Eu recebi muitos nãos, mas quando a vontade de vencer é maior, os obstáculos são superados”, destacou.

Na roda de conversa, moderada pela professora Maria Thaís Calasans, “Como eu contribuo com o processo de recuperação da saúde das pessoas”, a terapeuta ocupacional Cynthia Coelho e a enfermeira, doutora em gerontologia, Juliana Amaral falaram do trabalho que desenvolvem no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e no projeto Viver Melhor, respectivamente.

Comunicação e o resgate do ser – A doutora em enfermagem, titular na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Maria Júlia Paes da Silva, encerrou a programação do seminário falando da comunicação não-verbal no serviço de enfermagem. “A comunicação é a base do cuidar”, defendeu. Maria Júlia ressaltou ainda a importância do ouvir: “Onde fica a autonomia do paciente se eu não consigo ouvi-lo?”. Para ela, é percebendo a comunicação não-verbal de forma consciente que se pode compreender o paciente da forma correta.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais