Lilian Behring apresenta projeto para deter EaD em cursos técnicos de Enfermagem do RJ

 “Sociedade precisa entender que o profissional de saúde mal preparado coloca vidas em risco”, alega parlamentar

03.05.2025

 “Sociedade precisa entender que o profissional de saúde mal preparado coloca vidas em risco”, alerta parlamentar

A deputada estadual Lilian Behring apresentou o Projeto de Lei 5.232/2025, que tem o objetivo de proibir a oferta de cursos técnicos de Enfermagem na modalidade à distância no Estado do Rio de Janeiro. A proposta segue agora para análise nas comissões de Saúde, Educação e Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

De acordo com a parlamentar, que também é enfermeira e presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), a sociedade fluminense precisa entender que o profissional de saúde mal preparado coloca vidas em risco. “Formar um profissional da Enfermagem exige prática, supervisão, contato humano. Não é possível aprender a cuidar de pessoas apenas por uma tela. A Enfermagem é presença, é toque, é responsabilidade com a vida do outro”, defende a parlamentar.

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Manoel Neri alertou para a situação dramática dessa modalidade de ensino. “O que vemos é uma fraude generalizada nos estágios, assim como a falta de aulas práticas. Boa parte dos polos EaD não possuem estrutura adequada. O aluno se forma sem ter visto uma UTI, um centro cirúrgico ou uma sessão de hemodiálise”, diz.

Lilian Behring também é autora do PL 4686/25, que propõe isenção de tributos para estabelecimentos de saúde do RJ que adotarem a jornada de 30 horas para profissionais de Enfermagem.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais