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Reunião Plenária aborda pareceres de processos de Graduação em Enfermagem


23.08.2013

A apresentação de pareceres acerca das manifestações técnicas em processos de Graduação em Enfermagem foi o grande destaque da 430ª Reunião Ordinária Plenária, que acontece durante esta semana (21 a 23), em Brasília-DF.

A conselheira federal Dorisdaia Carvalho de Humerez apresentou ao Plenário do Cofen as manifestações técnicas dos vinte e quatro processos de Graduação em Enfermagem apreciados pelos conselheiros, emitidos na última reunião da Comissão de análise e emissão de Pareceres dos Processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos Cursos de Graduação em Enfermagem.

Os processos que as Instituições de Ensino Superior avaliam são disponibilizados ao Cofen no Sistema e-MEC.

Nos processo de Cursos de Graduação em Enfermagem apresentados ao plenário, 20 deles foram avaliados como insatisfatórios e 4 como parcialmente satisfatórios.

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Os pareceres técnicos estão estruturados pelas dimensões que foram definidas pela SESu/Seres: pertinência; relevância; inovação; formação profissional, concluídos no parecer final.

Na dimensão pertinência, consideram-se os aspectos referentes à demanda pelo curso na região, usando como indicador a quantidade de vagas ofertadas frente à população local. Na dimensão relevância, analisam-se os aspectos referentes aos impactos sociais e econômicos que a oferta do curso provocará na região. Na dimensão inovação, verificam-se os aspectos que se oponham a estrutura tradicional dos cursos já existentes na área, incorporando melhorias que reflitam na otimização do trabalho pedagógico. Na dimensão formação profissional, visualizam-se os aspectos que atendam a estrutura do curso, em relação à legislação profissional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e o parecer final é a síntese destas dimensões.

A Comissão que trata desse assunto foi designada por portaria, atendendo ao termo de colaboração que, em março de 2010, quando celebraram entre si, a União, representada pelo Ministério da Educação por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e o Cofen.

A avaliação dos Cursos de Graduação pela Comissão Cofen/MEC tem como meta contribuir com o MEC para elevar a qualidade do nível de formação dos enfermeiros, operando com indicadores quantitativos e qualitativos que respaldou o parecer. Para tanto, a comissão busca constantemente novos blocos de indicadores que possam sustentar e dar confiabilidade ao parecer emitido.

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