Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Sigen – Módulo Fiscal torna 100% digitais processos de fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem

Sistema amplia a eficiência da fiscalização

30.05.2025

Após o período de estabilização, estima-se 60 dias para elaborar o cronograma de expansão nacional do Sigen – Módulo Fiscal

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) atingiu uma das metas do plano de trabalho da atual gestão, a implantação do Módulo Fiscal do Sistema Integrado de Gestão em Enfermagem (Sigen). Operacionalizada inicialmente no departamento de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), a ferramenta busca digitalizar de forma integral os processos fiscalizatórios, proporcionando mais agilidade, controle e eficiência às atividades dos fiscais.

Érico Barbosa, membro da Força Nacional de Fiscalização do Cofen, destaca a importância do novo sistema. “Entendo que ele representa um marco para a história do Cofen ao apoiar os Conselhos Regionais nessa evolução tecnológica. É o início de um projeto que pode, no futuro, incluir uso de inteligência artificial para auxiliar tanto o trabalho dos fiscais quanto o dos profissionais de Enfermagem”, afirma.

O Módulo Fiscal do Sigen permite que as chefias de fiscalização registrem o planejamento anual, designem fiscais e realizem abertura, encaminhamento e controle de processos administrativos na plataforma, substituindo os procedimentos manuais por fluxos digitais.

Para os fiscais, o sistema possibilita gerenciar agendas, controlar prazos, emitir notificações no ato fiscalizatório, elaborar relatórios, analisar documentos, entre outras funcionalidades.

Sigen – Módulo Fiscal está em uso no Coren-PI

A nova versão do Sigen está em uso no Coren-PI e passa por monitoramento para identificar e corrigir eventuais instabilidades. “Após essa fase de estabilização, estimamos 60 dias para elaborar o cronograma de expansão do módulo fiscal para outros estados”, afirma Walkírio Almeida, enfermeiro fiscal do Cofen.

O treinamento com a equipe de fiscalização do Coren-PI foi realizado entre os dias 20 e 23 de maio. Participaram da ação Eliézer Henrique Silva (analista de sistemas do Cofen), Walkírio Almeida (enfermeiro fiscal do Cofen), Érico Barbosa (enfermeiro fiscal do Coren-MG), Samuel Freitas (presidente do Coren-PI), Andressa Nogueira (chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-PI), Angelane Nepomuceno (chefe da Divisão de Fiscalização do Coren-PI), além dos demais enfermeiros fiscais do Coren-PI.

Sigen

Sigen é o sistema oficial do Cofen e dos Conselhos Regionais, responsável por unificar informações e atividades de gestão da Enfermagem em todo o país. Abrange funções financeiras, jurídicas, cadastro de profissionais, além de processos éticos. Com a nova atualização, passa integrar os processos de fiscalização.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais