Sistematização da Assistência é tema de mesa-redonda no 19º CBCENF

Palestras demonstraram aos profissionais meios diferentes de implementação da SAE

19.10.2016

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ainda é um tema que suscita dúvidas entre os profissionais. Muitas delas foram esclarecidas na tarde de quarta-feira, com a mesa-redonda “Sistematização da Assistência de Enfermagem no cenário brasileiro: da utopia à realidade”, com participação do presidente do Comitê de Educação e Pesquisa da NANDA International, Marcelo Chanes.

A conselheira regional Ana Teresa Souza (Coren-RJ) apresentou resultados alarmantes de sua pesquisa de mestrado. Nenhuma instituição de saúde em todo o estado do Rio de Janeiro tem a SAE implementada em conformidade com a resolução do Cofen e o “Instrumento de Souza”, que traz indicadores, distribuídos em eixos baseados na Resolução Cofen 358/09.

Simplificar procedimentos é uma necessidade, destacou Marcelo Chanes, que apresentou seu projeto “SAE descomplicada”. A Enfermagem nos últimos 40 anos construiu um arcabouço de conhecimento muito grande e agora ela precisa se apropriar disto. “A gente precisa de um novo estado evolucionário na Enfermagem. E uma das coisas que precisamos fazer para evoluir é descomplicar a sistematização. A SAE é o meio pelo qual o enfermeiro consegue demonstrar o seu valor, a sua identidade, o seu conhecimento, o que ele entrega para a sociedade”, completou.

Nesta quinta-feira (20), haverá uma roda de conversa com o público sobre SAE com a presença da docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Miriam Abreu e com a colaboradora do Cofen Lorita Pagliuca, mais duas experts no assunto.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais